domingo, 31 de outubro de 2010

domingueira



a sofisticação dos racionais vista pela sofisticada lente-ouvido de fernando faro no ensaio da tv cultura. é "vida loka parte 2", ponto alto do disco nada como um dia após o outro dia (cosa nostra, 2002), e que tem um dos versos mais certeiros da música popular brasileira: "em são paulo, deus é uma nota de 100". escolhi racionais pra essa domingueira eleitoral por um motivo muito simples - política - e essa música em particular por causa desse belo video retirado do ensaio e do verso sobre são paulo. vivo nesse estado desde 1988 e na cidade de são paulo desde 1995, já sou muito mais paulistano que cearense, e apesar de ter me identificado tanto com o humor, a velocidade e a diversidade da cidade, ainda me pego assustado em como a elite e a classe média paulistanas podem ser atrasadas.

dias atrás uma amiga ouviu de conhecidas alguns frases lapidares desse segmento social que veste com galhardia a camisa neo-conservadora do psdb/serra. a história me foi contada por telefone, então transcreverei aqui uma aproximação... "olha, essa classe d ascendente tá difícil. sabe que minha empregada vai tirar férias agora em dezembro e quer ir de avião visitar a família no rio grande do norte?!?!? pode uma coisa dessas?! agora só quer saber de andar de avião! elas estão se achando, sabe? por isso que estou pensando em fazer como uma outra amiga e trazer uma peruana. mais baratas e não são metidas". e aí, mano brown, dizaê!



o mais estranho é que o psdb não era isso que virou nos últimos anos, o partido que está ao lado do que existe de mais atrasado na sociedade brasileira, um partido que exala racismo, homofobia, misoginia, preconceito de classe, fundamentalismo religioso, intolerâncias de muitos tipos. eles eram sociais democratas limpinhos e cultos (e invariavelmente paulistas), tinham lá seu preconceitos, mas guardavam-nos para declarações entre quatro paredes. e agora, muito provavelmente impelidos pela extraordinária popularidade do lula, acharam que fazer oposição era ter que cair pra esse lado. vão perder e vão perder feio, sem mais aquela dignidade principesca de outrora. e depois da eleição e reeleição históricas de lula, o brasil verá e terá sua primeira mulher presidente. não, as urnas nem fecharam, ainda nem votei, dá até um cagaço de afirmar uma coisa assim, mas eu tive um sonho, sabe... vai mano brown, é com você de novo.



eu também tô com dilma, a primeira vida loka da história!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

waldo squash, o fenômeno

chego na redação, ligo o computador e uma janela do messenger pula na minha cara: "paaaaaara tudo, parem as máquinas!". é o timpin, com sua habitual animação. e segue ele. "waldo squash superou todas as fronteiras da genialidade com seu novo single. quanto bati os olhos na tela e li o nome, pensei de cara - agora é que fudeu tudo!". waldo squash é um dj paraense de eletromelody que vem causando espécie com seus remixes venenosos (que geralmente misturam a batida tecnobrega com coisas latinas) e composições em parceria com maderito, o alucinado do brasil. os dois juntos formaram a gang do eletro e o resto é história. o novo single da gang se chama "tributo a carmen miranda" e tudo faz muito sentido. escuta só.



basta uma música como essa para saber que waldo squash não é um dj comum. tem técnica, humor, balanço e um tanto bom de invenção e inspiração. e como ele tem uma conta no 4shared com uma porrada de músicas para baixar gratuitamente já vinha ouvindo uma coisa ou outra, principalmente o hit "panamericano".



genial, simplesmente genial. mas me bateu uma curiosidade para saber de onde veio esse sampler da música e fui refazendo a história. achei primeiro "we no speak americano", sucesso recente em rádios mundo afora, que tem assinatura dos australianos do yolanda be cool. a música ganhou um clipe simpático em ritmo de comédia muda.



só que essa música também possui um sampler, amiguinhos e amiguinhas. e qual não foi minha surpresa quando soube que a original ("tu vuò fa' l'americano", 1956) é do grande renato carosone, que já esteve aqui com "mambo italiano".



o mundo dá voltas.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

um pé após o outro

enfim, o primeiro (e ótimo) clipe do disco lurdez da luz (independente, 2010), estreia da cantora que é o lado feminino do mamelo sound system. filmado no centro de são paulo, o video tem participação da rapper stefanie e foi dirigido por joão solda.



e tem muitas fotos dos bastidores da gravação no flickr de tales sad.

laerte da semana #19

ok, estou um pouco obcecado pelo laerte, confesso. vira-e-mexe o sujeito aparece aqui. mas não dá pra fugir de tanta coisa ao mesmo tempo: é um livro novo ali (muchacha), um video acolá e a atual produção incessante & revolucionária de tirinhas. isso sem falar na sua transformação crossdresser (o armando antenore tirou algumas preciosas informações do laerte em ótima entrevista na edição de setembro da bravo). seguem aqui duas recentes tiras quadradas sobre temas quentes do momento: a eleição do tiririca X elites e a falsa questã do aborto.

e aí, nesse final de semana, fuçando nos meus arquivos achei essa foto que tirei do laerte na praça benedito calixto em outubro de 1998. estava assistindo algum show ali na pracinha, olho para trás e vejo DEUS! hehehehe. mas acho que naquela época eu não sabia (ou acreditava) que Ele era Ele. detalhe curioso para o balão amarelo onde se lê covas, que então concorria a governador de são paulo (venceu maluf no segundo turno).

e pra encerrar essa compilação "laertal" um documentário curto que conheci hoje (tudo bem, ele só está no ar a três dias). foi feito por alunos de jornalismo do mackenzie, segundo érika aí nos comentários, e tem participações de angeli, allan sieber e andré dahmer (nem um pio do laerte, claro).

domingo, 24 de outubro de 2010

domingueira

duas caixas recentemente lançadas me olham aqui cheias de sons e histórias. teve a do itamar assumpção de que falei uns dias atrás, mas tem também a da gal costa, que cobre desde a estreia em 1967 ao lado do mano caetano (no irregular domingo) até o início pop dos anos 1980, tudo lançado originalmente pela gravadora philips (e agora reeditado pela universal). entre essas extremidades alguns dos melhores discos da música popular brasileira: gal costa (1968, de "que pena", "divino maravilhoso", "se você pensa", "não identificado" e "baby"), gal (1969, de "tuareg", "país tropical" e "meu nome é gal"), legal (1970, de "hotel das estrelas", "eu sou terrível", "london, london" e "falsa baiana), o lendário ao vivo fa-tal (1971), índia (1973, de "presente cotidiano", "volta", "pontos de luz", "índia" e "da maior importância"), cantar (1974, de "barato total", "a rã", "flor de maracujá", "lágrimas negras" e "até quem sabe") e gal canta caymmi (1976). separei pra essa domingueira umas das melhores músicas brasileiras de todos os tempos, segundo minha humilde opinião: "da maior importância" (caetano veloso). e o nome dela é gal.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

perdidos em um cosmos sem sentido

muito cansado da discussão política ter virado um bate-boca vazio sobre aborto e bolinhas de papel? tá acabando e o brasil vai seguir mudando, podiscrê. por enquanto, pensemos nos mistérios do cosmos a partir do video de "bombay", música nova do el guincho, projeto do espanhol pablo díaz-reixa, e que está no ótimo pop negro (young turks, 2010). dá para ouvir o disco todo no soundcloud do selo.



podemos também pensar na relação homem X máquina e em eventuais descontroles de comando e gestão da porra toda. está tudo aí... nessa animação perturbadora que é o clipe de "kill your co-workers", música que está no ep pattern + grid world (warp records, 2010) do produtor americano steven ellison, mais conhecido como flying lotus. tão interessante quanto o clipe é o fato de que seu diretor, mike winkelmann (ou beeple), oferece em seu site o download gratuito dos personagens, cenários e tudo mais do clipe.



ou ainda é tempo de se perder? como em umbra, nova animação do canadense malcolm sutherland, que já esteve aqui no começo do ano.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

#votoserrapq



"bom senso, né? o brasil precisa de glamour", hahahahaha. video feito pelo grupo brasil e desenvolvimento lá de brasília.
via @arthur_dantas.

atualização em 23 de outubro: cês sabem que o negócio na internet é rápido. já surgiu o "votoserrapq 2", mas não é tão engraçado (tem também umas versões pessoais aqui e aqui). agora, essa versão carioca possui novas pérolas do naipe de "voto no serra por gratidão. como todo bom carioca tenho que agradecer a alguém que fudeu são paulo por tanto tempo". segura.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ô lá em casa

acabei perdendo a estreia do especial ao vivo lá em casa, que o arnaldo antunes fez em parceria com o canal vh1. o repertório é baseado no excelente disco iê iê iê (rosa celeste, 2009) e o cenário é o quintal/edícula da casa de arnaldo em são paulo, com direito a convidados como erasmo carlos, jorge ben, demônios da garoa e fernando catatau (além de uma banda com marcelo jeneci, chico salem, betão aguiar, curumin e edgard scandurra). ah, e direção de andrucha waddington. enfim, tudo pra dar certo. e pelos primeiros videos que assisti, das músicas "a casa é sua" e "meu coração", e do encerramento que peguei por acaso (com o samba "vou festejar" do jorge aragão!), parece que o show/especial é ainda melhor do que esperava. e também sairá em dvd no mês que vem. ouve/vê só.





e no canal natura musical no youtube achei bastidores da participação de jorge ben. no show cantam "as árvores", parceria rara de arnaldo e jorge que foi gravada pelo ex-titã no disco um som (bmg, 1998).



no mesmo canal dei de cara com arnaldo e erasmo carlos fazendo uma versão lindinha de "sou uma criança, não entendo nada".



p.s.: no link os horários das reapresentações no canal 89 (net).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ser nordestino é...

justo agora que acabei de vir de um bate-volta de menos de dois dias na terrinha fortaleza (e levei a paulistana carolina, que não conhecia, a tiracolo). justo agora aparece esse video ótimo, direto, com vários não-nordestinos (estrangeiros e nacionais) tentando definir o que é ou como é um nordestino. é de autoria de márcio acselrad (que mora em fortaleza segundo informação em seu twitter meio paradão) e foi dica de @santoisaac.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

nego dito forévis!
ou transversão #37
ou letra/música #19

essa é caixa preta, senhoras e senhores, a ansiosamente aguardada caixa preta de itamar assumpção (selo sesc sp, 2010). pra mim é o lançamento do ano, sem sombra de dúvida. não só porque reúne em nova edição todos os discos de itamar assumpção como solta ao mundo o desfecho da trilogia pretobrás (volumes 2 e 3). nascido em 1949 e morto precocemente em 2003, o paulista-paulistano ainda não teve sua obra devidamente reconhecida dentro do tal cânone da música popular brasileira. itamar ainda é prazer de poucos, ainda é "maldito", o que é coisa das mais injustas levando-se em conta o humor, a invenção e seu afiado e surpreendente sentido pop. essa caixa precisa se espalhar - talvez não fisicamente porque o preço pode assustar (150 paus, mas são 12 discos, e no site do sesc sai por 120 reais) -, porque a música do nego dito serve pra tudo, é como a vida. saudade.

quem ganha mais é quem ouve, porque itamar já é, pode acreditar. e na caixa preta estão
beleléu leléu eu (1980), às próprias custas s.a. (1982, o único disco ao vivo de itamar e que vem com uma faixa inédita, uma versão de "não vou ficar" do tim maia), sampa midnight - isso não vai ficar assim (1983), intercontinental - quem diria? era só o que faltava!!! (1988), bicho de sete cabeças vols. 1, 2 e 3 (1993), ataulfo alves por itamar assumpção - pra sempre agora (1996), pretobrás - porque que eu não pensei nisso antes? (1998) e o já póstumo vasconcelos e assumpção - isso vai dar repercussão (2004). tudo lindo. mas são discos que já ouvi de trás para frente, inúmeras e inúmeras vezes. agora, os inéditos pretobrás II - maldito, vírgula (2010) e pretobrás III - devia ser proibido (2010) trazem uma porrada de novidades e convidados em suas 29 faixas, além do próprio itamar em registros caseiros de voz e violão posteriormente arranjados pelos produtores beto villares (pretobrás II) e paulinho lepetit (pretobrás III). separei aqui alguns destaques desses dois discos e já começo com um transversão.



"todo esse tempo" é o nome dessa música e depois de ouví-la com itamar agora é a vez da versão acelerada e totalmente atual de bnegão. as duas estão no volume dois do pretobrás.



ainda em pretobrás II aparecem outros convidados. seu jorge canta "o tempo todo" e tenho certeza que itamar ficaria orgulhoso da versão desse outro grande artista da música negra brasileira.



e para encerrar os destaques desse volume, elza soares cantando "elza soares", música feita por itamar em sua homenagem. de arrepiar versos como "desde que me entendo por gente / eu sambo, eu faço o que gosto / my soul is black, meu sangue é quente / eu quando gosto, me enrosco", ainda mais com a emoção de elza no final.




já no pretobrás III ouvi algumas músicas que achei que nunca iria possuir registro em disco (já tinha ouvido e vibrado em shows). a divertida "pirex", por exemplo, ótimo exemplo das brincadeiras de itamar com a nossa língua (e que nessa versão traz participação de naná vasconcelos).



outra que já tinha ouvido em shows é "devia ser proibido" (itamar assumpção e alice ruiz). música de rachar o coração feita em homenagem ao poeta paulo leminski (marido de alice e amigo/parceiro de itamar). a letra acabou caindo como uma luva para a ausência de itamar porque "devia ser proibido / uma saudade tão má / de uma pessoa tão boa". participação de zélia duncan, uma das mais aguerridas divulgadoras do nego dito.




e pra encerrar, letra e música de "que tal o impossível", doce, amorosa e lírica, que me lembrou carolina de cara (ela é muito fã de itamar, o que me dá um baita orgulho, porque fui eu que apresentei). cante junto e tente não se emocionar. tente não pensar nela/nele.

que tal o impossível
(itamar assumpção)

que tal se nós dois vivêssemos
do jeito que nós quiséssemos
sem nada que aborrecesse-nos
que tal se tudo tivéssemos

que tal se realizássemos
aquilo que nós sonhássemos
maçãs macias comêssemos
que tal se nós nos beijássemos

que tal se nós dois dormíssemos
olho no olho acordássemos
que tal se nós felicíssimos
que tal se nós dois voássemos

que tal se nós dois pudéssemos
aquilo que desejássemos
que tal se nós dois cantássemos
tocassemos e nós dois mesmos dançássemos

que tal se nós dois partíssemos
que tal se a sós ficássemos
que tal se ao máximo amássemos
que tal se no céu morássemos
que tal
que tal o impossível
que tal
que tal o impossível



foto de 1998, em casa de alzira espíndola, época da gravação do pretobrás; foi durante a única entrevista que fiz dele e que está lá no gafieiras

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

muita falta de sacanagem

inimigo público (1931), de william a. wellman

os pássaros (1963), de alfred hitchcock

drácula (1931), de tod browning

o despertar dos mortos (1978), de george a. romero

o exorcista (1973), de william friedkin

o mensageiro do diabo (1955), de charles laughton

pois é, versões pornôs de cartazes de filmes clássicos hollywoodianos. fiquei sabendo via andré leão (@alpn00) que mandou esse link de um site alemão. mas acabei indo direto na fonte, no something awful, que tem mais uma porrada de cartazes sacanamente remixados.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

os simpsons por banksy

olha o banksy de novo aqui nas paradas. é que fiquei sabendo via @mateuspotumati que o inglês escreveu, desenhou o storyboards e dirigiu a abertura de um episódio recente d'os simpsons. a segunda metade é totalmente genial e sombria. só me fez pensar ainda mais na imaturidade dos políticos e do meios de comunicação brasileiros que não sabem lidar com a tal "liberdade de expressão" (al jean, um dos produtores da animação americana falou sobre essa colaboração na entertainment weekly). não é sr. estadão? não é dona folha?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

escute essa cultura

90 DIAS COM CATRA from Mellin Videos on Vimeo

mr. catra é gênio, tipo um tim maia do funk. fiquei sabendo desse documentário (ainda em estágio de finalização) via um monte de gente, mas acho que o primeiro foi o @tozzini.

neo soul & neo swing

para afastar demônios no grito, sharon jones & the dap kings. segue então o clipe da música de "if you call" (bosco mann), uma das últimas do quarto disco da cantora, i learned the hard way (daptone records, 2010).



para pegar os demônios para dançar, caro emerald. e taí o clipe de "that man", faixa que dá início ao disco de estreia da cantora holandesa, deleted scenes from the cutting room floor (grandmono records, 2010).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

um novo tapa na pantera

contextualização rápida. josé gabriel navarro, estudante de jornalismo, estagiou aqui na revista monet (agora está na globo rural) e um de seus últimos trabalhos por essas bandas foi uma ótima entrevista com a atriz maria alice vergueiro - foi publicada nessa monet de outubro por causa da estreia de uma série no canal brasil chamada elvirão ou como vovó já dizia (dia 16, 20h). ontem, maria alice, a pantera mais brechtiana da internet, ligou para gabriel para falar sobre a entrevista. segue um trecho do diálogo.

Maria Alice Vergueiro - Mas, Gabriel, o que é esta foto, Gabriel?
Gabriel - Só um instante, Maria Alice, vou um pegar exemplar agora aqui e vejo com você.
Maria Alice Vergueiro - MAS NÃO É POSSÍVEL que você não tenha reparado!!!
Gabriel - Ok... Estou com a revista aqui, estou vendo, o que houve?
Maria Alice Vergueiro - Tem um macaco no meu ombro! Uma coisa horrorosa! Essa coisa negra no meu rosto, é como se eu estivesse virando um lobisomem!!! (...) Parece até que esse título, 'A Volta da Vovó Pantera' é de propósito, porque eu estou virando uma pantera na foto! É uma brincadeira de muito mau gosto, uma conspiração, não é possível! Tem alguém contra mim nessa revista!!!

agora, segue o retrato assinado por renato parada.


entenderam, netinhos e netinhas?

domingo, 3 de outubro de 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

deu pra entender?



curiosamente, vi no josias de souza, que disse o seguinte: "quem assiste ao vídeo chega mais perto da compreensão dos mistérios que levam lula a roçar os 80% de popularidade. quem vê de novo, entende os motivos da transfusão de prestígio que guindou dilma rousseff ao topo das pesquisas". isso mesmo, quem disse isso foi o josias, prata da casa da folha de são paulo, que no fim desta sexta-feira jogou uma pá de cal no seu prestígio - depois de uma das coberturas políticas mais abertamente parciais e não-jornalísticas de sua história - ao censurar o blog satírico falha de são paulo sob a alegação de "uso indevido da marca". bom que o google tem memória e uma parte do conteúdo do blog está rodando a toda velocidade (tanto que já criaram o tumblr falha de s. paulo). vide, por exemplo, o boteco sujo do fausto salvadori. censura eu, folha!

atualização em dezembro: e o falha virou desculpe a nossa falha, e o caso já foi citado pela organização repórteres sem fronteiras e julian assange, do wikileaks, em entrevista ao estadão. até quando esse absurdo vai continuar, seu otavinho? até quando?

transversão #36

segunda faixa de um dos discos mais importantes da história do rock, the velvet underground & nico (polydor, 1967), "femme fatale" (lou reed) é balada de amor dilacerado, de amor impossível já que a moça é uma "sedutora histérica" (uso do termo com pedido de licença ao dr. freud). como tudo no disco, a música segue atual e por isso mesmo nunca deixou de ser regravada, e por esse caminho já passaram figuras como r.e.m., duran duran e tom tom club. mas agora a música ganhou uma regravação bem diferente e assinada por um jovem cantor americano chamado aloe blacc. em seu segundo e excelente disco, good things (stones throw records, 2010), aloe fez uma versão lindamente soul de "femme fatale". fiquei sabendo do clipe hoje via @flaviadurante.



outra versão sensacional de "femme fatale" foi feita por beck dentro do projeto record club no segundo semestre do ano passado. foi o primeiro disco recriado pelo americano com ajuda de amigos (falei do projeto aqui, por ocasião do segundo disco, songs of leonard cohen) e a música ficou mais próxima da original.



e aqui tem versão ao vivo com nico, lou reed & cia.