sexta-feira, 28 de maio de 2010

precisa dizer mais?

tá pronta(o)? então ouça.



esse rapagão aí é o mauricio fiore (@mauriciofiore), grande amigo desde os tempos da sociais na usp, mandando ver nos argumentos. quer dizer, o raciocínio é tão simples que parece burro-por-demais que já não tenha sido tomado uma providência a respeito da legalização. só que ainda tem muito boi nessa linha, é história longa pra desatar. certo também é que quero me envolver mais com o assunto. tanto que eu fui com o mauricio, um estudioso da parada, no domingo passado - dia 23 de maio - lá no parque do ibirapuera ver como seria e aconteceria a marcha da maconha ou pelo menos mais uma tentativa (já que nos anos anteriores ela foi proibida aqui em são paulo). falei disso no post domingueiro.

resumo da ópera-marcha: proibição de última hora, contingente policial a postos, vetados os cartazes e camisetas com a palavra maconha (ou derivados), algumas apreensões, e mesmo assim umas 300 pessoas andaram pelo parque gritando então por liberdade de expressão, entre uma brincadeira e outra. tô aqui passando a limpo minhas anotações da marcha e fazendo uma primeira pesquisa sobre o dia e seus protagonistas, em notícias e videos. juntando material pr'uma reportagem - só não sei pra quem, nem quando, nem como. foi nessa primeira pesquisa que achei o canal de videos do pessoal do legalize cânhamo brasil e o mauricio falando tão direto ao ponto. acho que esse video foi feito no dia que não houve a marcha da maconha do ano passado. continua atual.

olha, posso ter esquecido, mas é quase certeza que ele nunca falou dessa sua aparição (timidez? zelo? malandragem?). ele também participou de um mtv debate sobre o mesmo assunto em 2007, mas esse eu fiquei sabendo (só não tinha visto, até agora). todo esse blábláblá (mais um) somente pra justificar que fiquei feliz de achar esse video e esses argumentos/raciocínios vindos de um bróder da mais fina qualidade (e olha que o apelido dele é rivolts).


cenas de um domingo 23

alguns cliques celulares durante marcha, com direito ao momento em que um garoto é levado por policiais. ele carregava um cartaz com uma frase desestabilizadora para a sociedade. a saber, "não fumo, não compro, não vendo e não condeno".

p.s. 1: o pessoal do growroom fez uma transmissão ao vivo da marcha, incluindo as conversas com os policiais e toda a hesitação do começo. os videos estão aqui.

p.s. 2: o mauricio é antropólogo e integrante do neip (núcleo de estudos interdisciplinares sobre psicoativos). foi um dos organizadores do livro drogas e cultura: novas perspectivas (edufba, 2008) que está disponível para download gratuito no site no neip.

Um comentário:

Mari Varella disse...

Pois é, Dafne, o menino cresceu... e fala bem, o rapaz. bjo