sexta-feira, 1 de abril de 2016

o cinema liberta

mukunda, narayana, govinda, bhagavan, krishna e jagadesh poderiam ser personagens do mítico ‘mahabharata’, mas, neste caso específico, são seis irmãos que passaram boa parte da infância e adolescência presos pelos pais [mais o pai que a mãe] em um apartamento de um conjunto habitacional em nova york. a explicação que lhes foi dada é que, basicamente, o mundo lá fora é hostil. então eles foram educados em casa [pela mãe] e se educaram pelo cinema, muito cinema. tanto cinema que até começaram a fazer versões próprias de alguns de seus filmes preferidos. os irmãos, sua história e a paixão pelo cinema estão no excelente documentário the wolfpack, da estreante crystal moselle. olha só o trailer...


o encontro da cineasta com os irmãos se deu por acaso na rua, numa das primeiras saídas deles após o início da ruptura com o pai, em 2010, e o filme levou quase cinco anos para ficar pronto. crystal moselle conta um tanto do processo nessa boa entrevista para a vice.


daí que o documentário abriu ainda mais as portas do mundo para os irmãos angulo e na estreia do longa em los angeles, a vice os acompanhou em encontros com os diretores william friedkin e david o. russell [o primeiro filme que os irmãos viram numa sala de cinema foi o lutador]. o resultado é bem educativo [cinematograficamente falando].


difícil saber o que futuro reserva para os irmãos, mas sua paixão pelo cinema é tão grande quanto sincera e, novamente com o apoio da vice, produziram seu primeiro trabalho autoral: mirror heart, um curta bonito e surreal.


já dá pra achar o filme em boas cópias nos torrents da vida [vai saber se passará nos cinemas aqui, além de um ou outro festival, ou na tv].

p.s.: the wolfpack ainda serviu pr'eu conhecer a linda "daylight", do músico e produtor dinamarquês peder.