outro frila pra revista Monet. dessa vez o assunto é Larry David e a décima segunda e final (?) temporada da cultuada e premiada série Curb Your Enthusiasm (ou Segura a Onda, por aqui) que acabou de estrear nesse início de fevereiro. ficou massa demais o abre da matéria e o texto tá aqui.
CAOS CONTROLADO
A série que transformou o rabugento e neurótico Larry David em um ícone pop chega ao fim em sua décima segunda temporada
Nos pouco mais de 20 anos desde a estreia de Segura a Onda – série que chega agora à sua 12ª e derradeira temporada –, a pergunta que seu criador e protagonista mais ouviu em entrevistas e coletivas foi a seguinte: “O quanto o Larry David da TV é parecido com o Larry David da vida real?”. Na vida real, Larry David invariavelmente respondia, entre muxoxos bem humorados, “quem me dera eu fosse que nem ele”. David pode não ter conseguido ser tão egocêntrico, raivoso ou violentamente sincero/transparente quanto sua versão televisiva, mas pelo menos criou e viveu ficcionalmente quem gostaria de ser (muito bem sucedidamente, diga-se de passagem).
No entanto, na segunda metade da década de 1990, a situação de David era outra. Financeiramente ele estava bem e era reconhecido, afinal tinha co-criado e escrito muitos episódios de Seinfeld ao lado do amigo Jerry Seinfeld. Mas em 1996, após o fim da sétima e antepenúltima temporada da série, ele decidiu sair amigavelmente. Estava cansado. E mesmo assim não sabia o que fazer com tanto tempo livre. Pensou em voltar ao stand-up, como em seu início na década de 1970, mas nunca se sentiu confortável no palco. Decidiu dirigir seu primeiro longa, mas foi solenemente ignorado, e hoje ninguém lembra de Os Sortudos (1998). Nem ele.
Então sugeriu um especial de uma hora a um amigo de longa data que tinha virado executivo da HBO. Seria uma espécie de documentário fake acompanhando suas tentativas de volta ao stand-up. Assim nasceu Larry David: Curb Your Enthusiasm (1999). O especial foi bem recebido e David começou a pensar que seria interessante ver o que acontece antes e depois desses momentos no palco, que isso poderia ser ainda mais engraçado. Em outubro de 2000 foi ao ar o primeiro episódio da série Curb Your Enthusiasm, ou Segura a Onda.
“Algumas pessoas me disseram depois que o programa começou a ir ao ar que tiveram que sair da sala em algumas cenas. Elas se encolhiam de constrangimento. Não suportavam assistir, era como se fosse um filme de terror. Não fazia ideia de que a série podia ter esse efeito nas pessoas. Eu gostei”, disse entre gargalhadas David ao Origins (podcast, aliás, que dedicou 5 episódios aos bastidores da série em 2017).
O humor seco e a observação minuciosa, por vezes neurótica, do cotidiano e de algumas absurdas convenções sociais guarda muitas semelhanças com Seinfeld, mas Segura a Onda expande o humor em termos de personagens, locações, cores e possibilidades. E David conseguiu algo ainda mais audacioso: todos os diálogos são improvisados pelo elenco, afinal David só escreve cerca de 7 ou 8 páginas por episódio com diretrizes gerais sobre o que acontece e o resto é com o pessoal. É um caos controlado, costumam dizer as atrizes e atores que acompanham David a mais tempo nessa aventura cômica.
Tudo gira em torno do dia a dia do ficcional e muito real Larry David, um escritor-produtor que teve um grande sucesso na TV e agora não sabe muito bem o que faz ou o que não faz em Los Angeles. Ao seu lado, a esposa/ex-esposa Cheryl David (Cheryl Hines), o velho amigo e seu empresário Jeff Greene (Jeff Garlin) e sua esposa Susie Greene (Susie Essman), e o novo amigo Leo Black (J.B. Smoove), além de muitos outros personagens de passagem e participações de celebridades interpretando a si próprias (Mel Brooks, Lin-Manuel Miranda, Martin Scorsese, Ben Stiller, Seth Rogen, Shaquille O’Neal, Richard Lewis, etc). Teve espaço até, na sétima temporada (2009), para uma reunião com o quarteto de Seinfeld: Jerry Seinfeld, Julia-Louis Dreyfus, Jason Alexander e Michael Richards. Mas o David da TV só topou participar de evento tão histórico porque queria fazer uma presença com sua esposa. Os dois estavam em crise.
No entanto, no início dos anos 2010, David deu uma longa pausa em Segura a Onda, de 2011 a 2017. Nunca explicou muito bem o motivo, mas escreveu um filme para a TV protagonizado por Jon Hamm (Apagar Histórico), reencontrou mais uma vez o amigo Seinfeld em um episódio impagável de Comedians in Cars Getting Coffee, fez participações aqui e ali e interpretou Bernie Sanders em esquetes no Saturday Night Live.
Já o retorno de Segura a Onda foi explicada da maneira mais larrydavidiana possível em uma coletiva, em 2017: “Realmente não sinto muita falta das coisas, das pessoas, mas eu estava sentindo falta disso, e estava sentindo falta desses idiotas [o elenco]. E cansei de pessoas me perguntando ‘o show vai voltar?’. Não conseguia mais enfrentar essa questão. Eu não estava pronto para dizer não, nunca, e continuei dizendo, ah, você sabe, talvez, quem sabe. Então pensei que sim, a série vai voltar. Daí não precisaria mais responder isso”.
Neste mesmo ano, David descobriu que Segura a Onda salvou um homem condenado à morte. É que Juan Catalon foi acusado pelo assassinato de uma adolescente em Los Angeles, em 2003, só que ele dizia e insistia que tinha um álibi: na hora do assassinato ele estava assistindo a um jogo de beisebol. A defesa de Catalon procurou imagens do estádio e da transmissão e nada. Ficaram sabendo que no mesmo dia estavam filmando uma sequência da quarta temporada da série, e com o próprio Larry David em cena, e lá encontraram Catalon perto de David. Catalon foi inocentado e toda essa história é contada no curta documental Long Shot (2017), disponível na Netflix.
Mas o que esperar dessa ‘season finale’? Até agora só se sabe que a temporada vai de fevereiro a abril, que o elenco principal estará presente, e que terá, como sempre, dez episódios. E existe um final possível para Larry David? Em uma entrevista recente, um dos produtores executivos da série, Jeff Schaffer, deixou portas abertas. “Minha primeira temporada [como produtor] foi a 5ª temporada. E você sabe como se chamava o episódio final dessa temporada? ‘O fim.’ Não ironicamente. Isso foi há 15 anos. Portanto, cada temporada é a última temporada. Tem sido assim desde sempre. Larry coloca todas as ideias que gosta na temporada. Ele é o único que pensa que nunca mais terá outra boa ideia. Então, é claro, ele se dá por satisfeito por um tempo. Mas você sabe, geralmente ele sai e tem encontros animados em Los Angeles e então surgem ideias. Portanto, estamos na mesma situação em que sempre estivemos”, afirmou Schaffer.
Por outro lado, toda a campanha promovida pela HBO frisa que é sim a última temporada de Segura a Onda. Tanto que no material distribuído para a imprensa é o próprio Larry David que diz adeus a Larry David. “À medida que a série chega ao fim, agora terei a oportunidade de finalmente me livrar dessa personalidade ‘Larry David’ e me tornar a pessoa que Deus pretendia que eu fosse - o ser humano atencioso e gentil que eu era até que a minha vida descarrilou ao retratar esse personagem maligno. E então, ‘Larry David’, eu me despeço de você. Sua misantropia não fará falta. E para aqueles que desejam entrar em contato comigo, podem me achar no Médicos Sem Fronteiras”.