terça-feira, 30 de agosto de 2011

dom salvador, 1970

entre o final de sua fase samba jazz em dom salvador (cbs, 1969) e a explosão funky de som, sangue e raça (cbs, 1971), o pianista dom salvador gravou um compacto que já anunciava algumas mudanças em sua sonoridade e a criação da banda abolição (que pouco depois se transformaria na igualmente lendária banda black rio). no lado a do compacto, a política "abolição 1860-1980", e no lado b, uma versão acelerada e black da ultranordestina "juazeiro".

Dom Salvador [compacto, 1970] by dafnesampaio4

a música "abolição 1860-1980" fez parte do 5º festival internacional da canção, que entrou para a história como aquele que revelou ao país o surgimento de uma forte e urbana cena musical negra. ainda estavam presentes, e bagunçando a cabeça dos militares, os revolucionários erlon chaves ("eu também quero mocotó") e tony tornado ("br-3").
todos pagaram caro pela afronta, principalmente erlon e tony, que ainda por cima namoravam mulheres brancas (vera fischer e arlete salles, respectivamente): erlon morreu de infarto em 1974, tony foi obrigado a abandonar a música e se refugiar como ator na tv globo e dom salvador se mudou para os estados unidos, onde vive até hoje.

Nenhum comentário: