e taí o documentário bizz - jornalismo, causos e rock and roll. feito no esquema às próprias custas s/a, o curta de 25 minutos dirigido por almir santos e marcelo costa (scream & yell) tem edição e áudio irregulares. a parte visual também é meio capenga e nem aparecem tantos causos assim, mas é um bom registro da história de uma publicação imprescindível para o jornalismo musical brasileiro. fui leitor assíduo da lendária e primeira fase nos anos 1980, passei batido pela fase showbizz nos anos 1990 e voltei a ler e, finalmente, colaborar na última fase em meados dos anos 2000. o documentário segue mais ou menos a mesma lógica de importâncias (maior parte nos anos 80, depois anos 2000 e alguma coisa meio vaga nos anos 90).
é bacana ver mais claramente as relações de vida e morte da revista em paralelo com o mercado musical brasileiro. nos anos 80, o apaixonado e jovem jornalismo musical feito em são paulo (alex antunes, bia abramo, etc.) em choque, pro bem e pro mal, com o pulsante e nascente rock br. a tentativa, ao fim irrelevante, de dialogar com a lógica do mercado dos anos 1990. e, finalmente nos anos 2000, o interessante encontro de várias gerações de quem fez a bizz com uma novos jornalistas, alguns surgidos já na internet, com o mundo musical descentralizado da rede e a indústria fonográfica em ruínas.
minha contribuição para a bizz nessa última fase, capitaneada por ricardo alexandre, foram fotos de shows do premiata forneria marconi e do negritude jr. (com participação dos racionais, sampa crew, etc.), um texto não publicado sobre a trilha que marcos valle fez para o fabuloso fittipaldi e uma reportagem que muito me orgulha, "conexão entre morro e asfalto".
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