segunda-feira, 19 de outubro de 2009

fugindo dos trilhos

o mais legal do mundo dos torrents é ter acesso a filmes que, por um motivo ou outro, não nos chamariam atenção. já tinha visto o nome de o sequestro do metrô (1974) na filmografia de walter matthau - como passar batido pelo título original, the taking of pelham 123? -, mas parecia um daqueles filmes menores na carreira de um grande ator. qual o quê? drama policial cru e seco, mas com interessantes e bem colocadas pitadas de humor, sobre um grupo de bandidos que toma um vagão de metrô novaiorquino em troca de um milhão de dólares, o longa é dirigido pelo faz-tudo joseph sargent. cineasta que começou na televisão, dirigindo episódios de séries como lassie, gunsmoke, the man from u.n.c.l.e. e star trek, sargent só tem outro longa conhecido, macarthur (1977), com gregory peck. e agora, o trailer original desse filmes sem firulas e/ou apelos sentimentais.



outra característica interessante de
sequestro do metrô - que foi refilmado para TV em 1998 e agora, novamente para o cinema, com denzel washington e john travolta, sob a direção do picareta tony scott - é seu aspecto de filme-coral, como os de robert altman e orson welles, no qual vários personagens colaboram com falas sobrepondo umas a outras. fora que todos são banhados por uma fotografia absurdamente realista/documental assinada pelo mestre owen roizman (operação frança, o exorcista, rede de intrigas, três dias de condor, etc.), além de uma trilha sonora genial e funkee assinada por david shire, ex-cunhado de francis ford coppola e autor das músicas de a conversação, todos os homens do presidente, norma rae e zodíaco. sente o soco que é a faixa de abertura dos créditos.



nada mais distante de um
action hero que walter matthau, profissional e rabugento que só ele, e o filme acompanha a tensa negociação que mantém com mr. blue, o lider dos bandidos representado pelo ótimo robert shaw, em tempo real. essa comunicação remota é outro ponto curioso do filme, afinal as pessoas pouco se veem e estão mais em contato via telefones e rádios, o que facilita certas confusões de identidades e vários acertos narrativos. mas é nos pequenos detalhes, alguns aparentemente supérfluos, que vemos quando um filme é grande (mais um de uma das décadas mais interessantes para o cinema & etc). em sequestro do metrô, o prefeito de nova york está muito gripado e em uma das cenas ele toma uma injeção na bunda; uma das passageiras do vagão sequestrado dorme bêbada durante toda a ação e só acorda no final; o histórico mal humor novaiorquino aparece em muitas cenas; a impagável cara de walter matthau no final do filme; e o fato que os bandidos usam pseudônimos como mr. blue ou mr. green que anos mais tarde influenciaram o jovem quentin tarantino a nomear os personagens de seu filme de estreia, cães de aluguel (1992).

cartaz original do filme, idos de 1974

Nenhum comentário: