sábado, 31 de outubro de 2009

transversão #25

essa edição do transversão começou com grand magneto, outra dica certeira de edson franco. não consegui achar grandes coisas sobre o pessoal, a não ser que são franceses e só lançaram dois compactos em vinil no ano de 2007. em um compacto, david bowie ("let's dance") e blondie ("heart of glass"), e no outro gloria jones/soft cell ("tainted love") e bee gees ("saturday night fever"). no mais, nenhum site ou myspace, quiça um blog. nada. e som é muito bom, entre o reggae e um funk acústico. depois que o edson me mostrou o que tem do grand magneto lá na dusty groove fui correr atrás pra ver o que conseguia em mp3. achei "tainted love" e "heart of glass", que acabei escolhendo porque a regravação é tão boa quanto a original, além de garantir outras transversões. vamos lá, então.

capa de um compacto americano de "heart of glass"

lançada em 1978, "heart of glass" é da dupla debbie harry e chris stein - vocalista e guitarrista da banda blondie, respectivamente -, e é quarta faixa do lado b do disco parallel lines (chrysalis/emi, 1978), o terceiro da banda (e pra muitos, o melhor, sob produção de mike chapman). é mistura permanentemente interessante entre rock, new wave e pop, o que horrorizou os mais "puristas". saca só o clipe original com debbie harry, toda gatinha e misteriosa.



pouco depois, em 1981, o guitarrista chet atkins (1924-2001), figura totalmente ligada aos sons country de nashville e cercanias, gravou uma versão instrumental e muy delicada da música no disco country after all these years (rca victor, 1981).

Chet Atkins -Heart of Glass by dafnesampaio

muito anos depois e novamente no terreno instrumental, o trio the bad plus entortou a canção em seu excelente disco de estreia, these are the vistas (columbia, 2003).

The Bad Plus - Heart of Glass by dafnesampaio

então, em 2007, vem o pessoal do grand magneto.

Grand Magneto - Heart of Glass by dafnesampaio

agora, pra encerrar, uma versão ao vivo de 2007, em plena nova york, com o pessoal do blondie e lily allen.

Nenhum comentário: