terça-feira, 9 de março de 2010

marli mulher, o retorno

um das primeiras postagens desse blog, pouco mais de um ano atrás, foi o video surreal de uma baiana, a marli; daqueles que se transformam em febre na internet por causa de sua bizarrice. o tempo passou, a moda passou e nunca mais ouvi falar da pessoa. aí resolvi dar uma procurada e descobri que ela lançou um disco de inéditas um mês atrás. instalações noturnas (furacu records, 2010) está disponível para downlod gratuito no site especial feito para o disco (que só existe digitalmente), e vem com 15 faixas completamente loucas, de instrumental mais sofisticado e eletrônico, além de uma marli cantando do jeito que lhe dá na telha. olha aqui o video da primeira música de trabalho, "suave peste negra" (outros clipes no canal dela no youtube).



mas marli é tão real quanto personagem, e quem afirma isso é seu "criador", o igualmente baiano antônio. é ele quem compõe as músicas, faz os videos com o pseudônimo de witched e diz, na seção faq do site, que "marli souza silva
[nascida em 12 de outubro de 1983 em ipirá] é seu nome verdadeiro completo. 'marli', o projeto, pode ser considerada um personagem em partes, já que utilizamos elementos fictícios, como entrevistas inventadas por mim, montagens, etc. por outro lado, marli empresta seu nome, voz e imagem reais para o projeto." ele a conheceu quando ela foi trabalhar de empregada doméstica em sua casa no ano de 2001. "nosso trabalho, em primeiro lugar, tem um propósito cômico e sem fins lucrativos. é comum as pessoas verem/ouvirem marli e acharem que se trata de uma alucinada querendo ser famosa, quando tudo não passa de uma simples diversão caseira. (...) uma das principais idéias é não deixar que marli, embora caseira, seja vista como uma figurinha fácil do trash. a intenção é fazer um "trash de conteúdo", fazendo músicas e letras de todos os estilos, e usando referências a vários elementos."

quem avisa amigo(a) é

p.s. em 30 de novembro de 2010: e o paraense jaime melo (@jaloo) fez um remix sensacional de "suave peste negra". escuta só.

Marli - Suave Peste Negra (Jaloo Remix) by jaloo

Nenhum comentário: