terça-feira, 20 de abril de 2010

onipresença musical

assim é a ubiquity records. duvida? dá uma olhada nos melhores lançamentos gringos dos últimos cinco anos e é certeza que apareça algum título do selo criado em 1993 em são francisco. mais de um por ano, sem sombra de dúvida. afinal, que outro selo possui artistas como shawn lee, nomo, greyboy, georgia anne muldrow, ohmega watts, quantic, breakestra, jimi tenor, spanky wilson, the bamboos, connie price & the keystones, gilles peterson, nostalgia 77, orgone, the lions, clutchy hopkins, darondo e lord newborn & the magic skulls? fora que relançou para o mercado americano discos cultuados de artistas como eugene blacknell, har-you percussion group, bernard purdie, betty padgett e do muito nosso arthur verocai. e, veja bem, se você não conhece esse pessoal não perca tempo.

mas é que lembrei da ubiquity porque acabou de sair um novo disco de clutchy hopkins (the story teller), com direito a um impressionante clipe-animação da música "verbal headlock". de biografia misteriosa, e provavelmente alterego de algum produtor ou dj (ou de um coletivo), clutchy é autor de alguns discos instrumentais interessantíssimos e ultimamente vem produzindo velozmente numa média de dois discos por ano. em 2008 lançou walking backwards e clutch of the tiger (em parceria com shawn lee) e em 2009 vieram fascinating fingers (novamente com shawn lee) e music is my medicine (com o igualmente misterioso lord kenjamin, que coloquei como música de fundo do corjacast #3), todos ótimos. mas olhe e ouça aqui o clipe de "verbal headlock" de clutchy hopkins.



aí no canal do youtube da ubiquity vi clipes de outros artistas da casa para rechear esse post. sons que já me são muito familiares, mas que ainda não tinha visto com imagens. por exemplo, o projeto lord newborn & the magic skulls, que estreou em 2009 com um dos grandes lançamentos do ano e é fruto da união inédita de money mark, shawn lee e tommy guerrero. só vi ontem que eles fizeram um clipe para a música "a phase shifter i'm going through".



pra encerrar, darondo, a lenda. cantor obscuro de funk na década de 1970, william "darondo" pulliam voltou à ativa nos anos 2000, mais estiloso e pessoal que nunca, a partir do disco let my people go que, em 2006, compilou os poucos singles que lançou e algumas faixas inéditas de seu passado (mais recentemente, darondo também participou de discos de shawn lee e clutchy hopkins). uma das músicas de seu primeiro disco, "listen to my song", ganhou clipe.

Nenhum comentário: