sexta-feira, 9 de abril de 2010

um convite literário

tá começando hoje lá em fortaleza a 9ª bienal internacional do livro do ceará - vai até o dia 18 de abril no centro de convenções e dá pra baixar aqui toda a programação do evento em pdf -, e mais uma vez a livraria da família estará presente. a feira do livro existe desde 1958 e começou com um irmão de minha avó, o manoel raposo, e depois cresceu e se diversificou através das mãos do meu avô zé júlio, pai de meu pai. crises familiares na década de 1990 e uma consequente crise financeira, junto com a saúde cada vez mais debilitada de meu avô, quebraram as pernas da livraria (que saiu de sua unidade no centro de fortaleza para ficar apenas no bairro do montese). sorte que minhas tias seguraram o rojão, principalmente a mileide - que é maria do socorro mesmo e ganhou esse apelido nos tempos da faculdade de geologia -, e mais recentemente minha irmã ariadne entrou na parada. todas juntas e cheias de ideias reerguendo a feira do livro. é um trabalho bonito e admirável o delas que, infelizmente, acompanho de longe, com algumas ajudas ocasionais. por exemplo, fiz a pedido da mileide e em toque de caixa, esse convite virtual da livraria para a bienal. dêem uma olhada e um pulo lá pra conhecer essas mulheres lindas e fortes que moram no meu coração (e, claro, comprem uns livros bacanas que tem por lá também). ah, o convite...

e pra finalizar, o trecho de um texto que fiz pro livro de ouro da feira do livro (é como elas chamaram o livro de memórias e depoimentos sobre a livraria): "lá na feira do livro do centro... lembro da escada em espiral, os livros no mezanino de teto baixo, o cheiro de material escolar, e lá no andar de cima seu zé júlio esperando os netos para comer pastel e tomar refrigerante. livro pra mim é isso: refrescante, alimento, diversão, mistério e família. livro vive pra sempre. é história de todos e para todos."

Nenhum comentário: