segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

duke ellington, shawn lee e os clássicos

bem, duke ellington é deus por aqui e shawn lee é frequentador assíduo, mas nunca imaginei que fosse reuní-los em um post. a deixa foi o lançamento de hooked up classics (ubiquity, 2010), disco no qual o multiinstrumentista americano pega temas bem conhecidos de figuras como tchaikovsky, satie, wagner, ravel, strauss, grieg e prokofiev, e os joga em levadas dub, funky, surf music e por aí. disco divertidíssimo em um ano particularmente frutífero para shawn lee, que lançou outros dois - into the wind, em parceria com uma instrumentista chinesa (bei bei), e o soul pop sing a song -, além de ter participado em várias faixas de bad bad things, do francês blundetto. mas o hooked up do shawn lee me lembrou um disco delicioso de duke ellington, three suites (columbia, 1960), um dos poucos trabalhos em que o mestre trabalhou em cima de composições de outrem (no caso, tchaikovsky e grieg).

separei duas músicas que unem estes dois trabalhos. começando então com "dance of the sugar plum fairy", um dos temas mais conhecidos da suíte quebra-nozes (1892), de piotr tchaikovsky (1840-1893).
primeiro, duke ellington, que até mudou o nome da música ("sugar rum cherry"), e depois shawn lee.





igualmente clássica, "in the hall of the mountain king" é uma das partes da suíte peer gynt
(1876), que edvard grieg (1843-1907) compôs para a peça homônima de henrik ibsen (1828-1906). muitos anos depois, duke e shawn fizeram das suas...



Nenhum comentário: