segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

obsessão em primeira pessoa

provavelmente uma das características mais marcantes dos documentários feitos na última década é a narração em primeira pessoa. quase sempre o diretor vai para frente da câmera e começa a exorcizar demônios, revelar intimidades, curar feridas ou tratar de obsessões e, ao mesmo tempo, faz o filme, tudo numa roda viva psicanalítica-metalinguista. talvez esse “subgênero” seja fruto dos reality shows que vem dominando a linguagem da tv/cinema, talvez os grandes temas agora sejam pessoais, mas isso é outra história. é que assisti recentemente dois documentários que não só possuem esse tipo de narração do diretor (sobre algum tema muito próximo) como também outras recorrências bem curiosas. winnebago man e best worst movie são de 2009, foram feitos por diretores estreantes norte-americanos e tratam de desdobramentos atuais de situações que ocorreram em 1989. mas tem mais...

o primeiro que assisti foi winnebago man, de ben steinbauer, no qual o diretor corre atrás de uma obsessão pessoal, que logo descobre não ser apenas dele e sim de toda uma geração, e que atende pelo apelido de “winnebago man”, “the angriest man on earth” ou, para ser mais preciso, jack rebney. em 1989, rebney fez uma série de comerciais/institucionais da winnebago, uma empresa que ainda existe e faz carrões-trailers (que lá são chamados de "rv", recreational vehicle). tudo bem, tudo certo, só que alguém da equipe fez uma cópia do material bruto das gravações, no qual despontavam os erros e um rebney completamente frustrado com a produção fuleira, o calor, as moscas e as próprias dificuldades em decorar o texto. e o sujeito, que devia ter quase 60 anos na época, soltava o verbo e xingava e xingava deus e o mundo. isso foi parar na tv no início da década de 1990 em programas de videocassetadas e depois teve uma sobrevida no youtube em meados dos anos 2000 (na verdade, “winnebago man” conquistou mais de uma geração). steinbauer adorava esses videos, que foram devidamente gravados numa fita vhs e exibidos a familiares, amigos e namoradas. até que crescido resolveu saber o que aconteceu com o seu “herói”. olha o trailer aí...



o documentário é sobre essa busca, mas principalmente sobre o encontro de steinbauer e rebney. o senhor de 76 anos não quer saber dessa história de “winnebago man” e celebridade virtual, vive sozinho e sem filhos em um parque no norte da califórnia e tem umas ideias bem loucas sobre a derrocada dos estados unidos pelas mãos de oportunistas como dick cheney (o vice-presidente de george w. bush), karl rove, donald rumsfeld e toda aquela patota sangue bom. por outro lado, steinbauer tem o desejo não muito secreto de que rebney fale com seus fãs de hoje (tanto pelo documentário quanto em apresentações ao vivo para fãs) como o “personagem”. rebney se nega e começa a atormentá-lo com as tais teorias conspiratórias até que uma súbita perda de visão muda o rumo da história. fragilizado e carente, rebney aceita ir aos seus fãs e, para sua surpresa, se vê feliz com a carinhosa acolhida dos nerds em exibições lotadas e as inúmeras paródias mundo afora. claro que steinbauer não se limita ao seu ponto de vista e ao de rebney e vai atrás da equipe que filmou os vídeos originais, outras pessoas que viraram sucesso involuntário na internet, o melhor amigo e admiradores (conhecidos ou não). camadas mais camadas são acrescentadas em filme que consegue ser tão autoirônico quanto seu personagem, acabando, portanto, com uma de suas falas mais conhecidas: “you believe in any of that shit?” (outras são “it ain’t worth it. not this shit. it ain’t fuckin’ worth it” e “i don’t want any more bullshit anytime during the day from anyone… and that includes me”, todas presentes nessa compilação definitiva logo abaixo).



depois veio best worst movie, de michael stephenson, que trata das filmagens e das pessoas envolvidas na produção do “pior filme do mundo”: troll 2. rodado em algum cafundó do estado de utah no ano de 1989 e lançado um ano depois, troll 2 marcou o bizarro encontro de um cineasta italiano falastrão (claudio fragasso) com um elenco de atores amadores e não-atores do interiorzão norte-americano, em meio a confusões entre línguas e um roteiro sem pé nem cabeça (e que não tem nenhuma relação com troll - o mundo do espanto, lançado quatro anos antes). só para dar uma ideia (mas desculpem aí qualquer pisada de bola, pois foi o que deu para entender pelo documentário, ainda não tive senso de humor o bastante para esse clássico trash), o filme é sobre uma família americana clássica (pai, mãe, filha adolescente e filho moleque) que chega a uma cidadezinha com uma população bem estranha. e então na verdade a família está cercada por trolls-meio-que-vampiros-mas-também-vegetarianos que dão uma bebidinha para os humanos, que se transformam em árvores, e depois os trolls os comem. e tem o fantasma do avô que ajuda o menino, e muitas mortes, gritos e frases ganchudas nonsense como “you can’t piss on hospitality!”. deu pra entender? olha só o trailer do “pior filme do mundo”.



ah, o grande herói é o pai louro interpretado por george hardy, um atlético canastrão boa praça (típico e sorridente capitão do time de futebol americano da escola) que anos depois se tornou um bem sucedido dentista na pequena alexander city, no estado do alabama. hardy é o protagonista do documentário. é a partir de sua vida no presente, do seu passado, do sonho de ser ator e da sua surpresa com o culto ao filme que se aglutinam os destinos dos outros envolvidos na produção. o que aconteceu com o povo maluco que fez esse longa? o que troll 2 significou na vida deles? como eles veem esse culto surgido nos últimos anos? só que um detalhe que muda tudo nesse documentário: seu diretor, michael stephenson, estava no elenco como o menino herói protagonista. o acerto de contas também é dele.

boa parte do documentário gira na busca e reunião do maior número possível de pessoas que fizeram troll 2. e eles(as) são achados(as), quase sempre de forma melancólica, e boa parte comparece a animadas exibições lotadas para fãs (mas também a alguns micos). porém, tensões antigas ressurgem no encontro do elenco com o diretor italiano, que parece se levar muito mais a sério do que deveria e se comunica no melhor estilo latino agressivo. agora, uma das coisas mais tocantes no documentário é ver que todos os envolvidos, até o italiano mitômano e sua mulher perua roteirista, estavam sinceramente dando o melhor de si para o filme, seriamente. segundo stephenson, essa honestidade é uma das razões pelo filme ter virado motivo de culto (ele sabe, claro, que o humor involuntário é a principal). olha o trailer do documentário.



tanto em winnebago man quanto em best worst movie, os personagens principais não conseguem esconder a surpresa em relação ao culto, por um bando de malucos desconhecidos, sobre esses momentos de frustração e constrangimento que passaram tempos atrás (e que, provavelmente, gostariam de esquecer porque depois deles nada deu muito certo na vida de quase todos). também em ambos, o diretor-sujeito e seus personagens-reais entram em franco e escancarado conflito. e, acima de tudo, os dois longas trabalham com doses maciças de material humano do mais profundo com encontros e reecontros muito reveladores. fora o confronto inevitável daquilo que sonhamos com o que efetivamente conseguimos nos tornar. são dramas e comédias surpreendentes, daquele jeito que só a realidade pode criar.

resta saber se documentaristas que começam assim tão bem em produções pessoais conseguem dar o salto rumo a temas não-umbilicais em produções futuras. isso também é crescer, diria o sábio. segundo o imdb, ben steinbauer está filmando brute force (pseudônimo de stephen friedland, compositor dos anos 1960 que teve fãs como john lennon e george harrison), enquanto michael stephenson ainda não tem novidades.

texto escrito ao som de shawn lee (hookep up classics), duke ellington (three suites), mamma cadela (mamma cadela e a geração espontânea) e igor boxx (breslau).

Nenhum comentário: