terça-feira, 23 de junho de 2009

colégio pedro II, unidade tijuca, 1986

morei em alguns cantos do país. do nascimento em 1974 até 1983, fortaleza. de 1984 a 1987, rio de janeiro. primeira metade de 1988, de volta a fortaleza. de agosto de 1988 até 1993, ribeirão preto. em 1994, ponte-rodoviária entre campinas e são paulo. de 1995 em diante, são paulo. uma breve retrospectiva para situar esta foto, de 1986, um instantâneo da minha turma da 6a. série, o segundo dos três anos que estudei na unidade tijuca do colégio pedro II (boa parte da turma se manteve durante o período). ah, o pedro II é o segundo colégio mais antigo do país ainda em funcionamento (é de 1837, três anos mais novo que o atheneu norte-riograndense).

sempre tive vontade de saber o que aconteceram com essas pessoas. toda vez que vou ao rio de janeiro imagino trombar com alguém e rolar aquela suspensão do tempo até um "não acredito! você?!", mas nada. e o tempo passando e a memória rareando. por exemplo, só lembrei o nome de 14 dessas pessoas, e apenas 2 sobrenomes (e algum pode estar errado, claro).

se nessa foto (clique para ampliar) alguém reconhecer um amigo ou parente ou, melhor ainda, se reconhecer, gritaê. me conta. conta tudo (ou o que der). saudades.
e agora, o pouco que lembro.

1. eu mesmo. de cara emburrada e de braço engessado. cortesia de dioniso, meu irmão mais novo, que foi de touro pra cima da meu dedo mindinho. estávamos na lagoa rodrigo de freitas, perto do parque das catacumbas.
2. guilherme. um dos melhores amigos. meio palhaço, meio bad boy, um típico moleque ishperto carioca. era dele uma palavra (gíria?) que nunca mais esqueci: "chocômofrô". esqueci o que significava.
3. frederico. o mestre do deboche. lembro que horrorizou uma ou duas meninas que, ingenuamente, colocaram a mão no bolso de suas calças. veja bem, o bolso era rasgado, ele não gostava de usar cuecas, e tudo isso era diversão.
4. andré. gente boa, não lembro mais nada.
5. igor. ficava chamando ele de "igooor" como em algum filme ou desenho animado do frankenstein (igor era ajudante do dr. frankenstein).
6. joão paulo. outro amigão. também gostava de quadrinhos, acho. e nunca me devolveu uma pranchinha de mão, com quilha e tal, pra pegar jacaré.
7. luciana. sobrenome bittencourt (mas tinha outro). morava no grajaú, acho, e tinha aquela caneta com tinta de spray, e também a de 10 cores. uma vez me deixou um bilhetinho com citação de milton nascimento ("amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito"). foi minha paixão da escola.
8. marcela. era prima de luciana.
9. micaela. uma menina doce. gostava dela.
10. renata. sobrenome albinante. cheguei a encontrá-la nos meus tempos de orkut, trocamos alguns emails, mas nos perdemos. até onde sei é jornalista especializada em direito, acho que trabalha na oab-rj, é casada e é muito fã do a-ha.
11. joão maria. era gente boa, mas do tipo caladão. deviam brincar muito com o nome dele, tratando-o de "maria joão", porque numa vez que fiz isso sua mão voou rapidamente rumo ao meu pescoço.
12. mauro. outro grande amigo. também gostava de quadrinhos, acho.
13. andré luis. outro dos amigos mais próximos.
14. césar. figuraça. tinha um irmão gêmeo.
15. antônio. sujeito bacana, parecia um pouco mais velho e morava na mesma rua que eu, a morais e silva, bem próximo do colégio.

Um comentário:

Junior disse...

Dafne seu Cearence doido ! Sou eu mesmo amigo, o Luiz Paulo e não João Paulo!! Ainda tenho aqui meus gibis do Capitão América, sempre que passo na frente do prédio onde você morava, me lembro da infância boa que tive . A gente era feliz e não sabia !!! Mande um e-mail e entraremos em contato (pessurnojunior@gmail.com). Um grande abraço!!