quarta-feira, 10 de junho de 2009

transversão #10

tá precisando esfriar a cabeça porque algum sujeitinho arrogante estragou seu dia? quer renovar sua fé na humanidade? ouça jorge ben (nada de ben jor). é tiro e queda. já tinha planejado desde sexta passada que "brother", do clássico a tábua de esmeralda (phonogram, 1974), seria o próximo transversão, mas por causa da correria só consegui colocar hoje (e calhou de ser, digamos assim, terapêutico).

começamos com uma descoberta recentíssima e vergonhosamente tardia: emílio santiago (cid, 1975), o primeiro disco de emílio "aquarela do brasil" santiago (ler mais sobre ele aqui). todo excelente, cheio de arranjos funky e um cantor cheio de personalidade, o disco traz interpretações sensacionais de "bananeira" (joão donato e gilberto gil), "quero alegria" (nelson cavaquinho e guilherme de brito), "nega dina" (zé keti) e, obviamente, "brother" (jorge ben). peguei lá no original pinheiros style. escuta isso.



agora é a vez de los sebosos postizos, projeto paralelo de parte do nação zumbi que lança jorge ben em um caldeirão dub. o quarteto de sebosos jorge du peixe, lúcio maia, dengue e pupillo nunca lançou um disco e os registros que existem são de shows em são paulo de 2004 e 2006. esta versão de "brother" é de 2006 e pesquei, novamente, no original pinheiros style. a de 2004 tem no boa música e afins.



e quem souber de alguma informação técnica (produção, músicos, arranjos, etc.) sobre o disco de 1975 de emílio santiago. por favor, ponha na roda.

Nenhum comentário: