terça-feira, 1 de dezembro de 2009

transversão #28

plantão tranversão! é porque um amigo de longa data, dos tempos da sociais, o walter "salvador" hupsel me lembrou lá no twitter de uma figura que só conhecia de nome: josé feliciano. nos googles da vida descobri que é violonista, portoriquenho radicado nos estados unidos, cego de nascença e que ganhou o mundo, em 1968, após uma versão sacudida de "light my fire" (robby krieger), aquela mesma do doors (e que foi lançada um ano antes). sente o drama.



queria colocar esse video de qualquer jeito, mas pra dar um sentido pra coisa toda fui procurar nos meus arquivos mais próximos outras versões. uma é totalmente instrumental, funky e assinada pela ebony rhythm band, grupo do meio oeste americano que nunca chegou a lançar um disco cheio (apenas singles). essa versão está em soul heart transplant: the lamp sessions (1969-70) (now-again, 2004). disponível para download no blog saravah club.



a outra, mais lenta e com um vocal rhythm & blues é de charles wright, que no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, comandou uma das bandas de funk mais interessantes dos estados unidos, a the watts 103rd street rhythm band. no segundo disco desse combo, o ótimo in the jungle, babe (collectables records, 1969), é que veio essa versão de "light my fire". aproveitando, ouçam o terceiro disco deles, o indispensável express yourself (collectables records, 1970).

Nenhum comentário: