quarta-feira, 14 de julho de 2010

transversão #35

é isso aí. a copa acabou, a espanha levou e quem mais se divertiu, provavelmente, foi o polvo paul (aquele lá que adivinhou tudo na solidão fluorescente de algum aquário alemão). mas nesse transversão quero falar de outro cefalópode, o nautilus. quer dizer, não quero falar dele porque taí um assunto que não domino, mas é que o bicho dá nome a uma das músicas mais conhecidas do americano bob james. "nautilus" é a faixa que encerra o excelente disco one (columbia, 1974). jazz, fusion e funk pra ninguém botar defeito. saca só.

Bob James - Nautilus by keithkelly

"nautilus" já foi sampleada por inúmeros rappers, de run-dmc a ghostface killah, passando por eric b & rakim, murs, wu-tang clam e jeru the damaja. só que o lance aqui é música inteira e no último mês, a composição de bob james ganhou duas novas versões. a primeira que chegou a mim veio no excelente bad bad things (heavenly sweetness, 2010), do francês blundetto. o disco é uma maravilha sem fim, certamente um dos melhores do ano, mas essa versão reggae de "nautilus" é da pesada (e tem participação de shawn lee na bateria).



logo depois veio outra versão, mais eletrônica e/ou psicodélica, no disco reverse engineering (first word, 2010), do the simonsound, parceria entre os produtores simon james e matt ford (dj format).

The Simonsound - Nautilus by LDRS

putz, e nautilus é o nome do submarino do capitão nemo (20 mil léguas submarinas). quer dizer, o polvo paul não tá com nada.

Nenhum comentário: