domingo, 31 de outubro de 2010

domingueira



a sofisticação dos racionais vista pela sofisticada lente-ouvido de fernando faro no ensaio da tv cultura. é "vida loka parte 2", ponto alto do disco nada como um dia após o outro dia (cosa nostra, 2002), e que tem um dos versos mais certeiros da música popular brasileira: "em são paulo, deus é uma nota de 100". escolhi racionais pra essa domingueira eleitoral por um motivo muito simples - política - e essa música em particular por causa desse belo video retirado do ensaio e do verso sobre são paulo. vivo nesse estado desde 1988 e na cidade de são paulo desde 1995, já sou muito mais paulistano que cearense, e apesar de ter me identificado tanto com o humor, a velocidade e a diversidade da cidade, ainda me pego assustado em como a elite e a classe média paulistanas podem ser atrasadas.

dias atrás uma amiga ouviu de conhecidas alguns frases lapidares desse segmento social que veste com galhardia a camisa neo-conservadora do psdb/serra. a história me foi contada por telefone, então transcreverei aqui uma aproximação... "olha, essa classe d ascendente tá difícil. sabe que minha empregada vai tirar férias agora em dezembro e quer ir de avião visitar a família no rio grande do norte?!?!? pode uma coisa dessas?! agora só quer saber de andar de avião! elas estão se achando, sabe? por isso que estou pensando em fazer como uma outra amiga e trazer uma peruana. mais baratas e não são metidas". e aí, mano brown, dizaê!



o mais estranho é que o psdb não era isso que virou nos últimos anos, o partido que está ao lado do que existe de mais atrasado na sociedade brasileira, um partido que exala racismo, homofobia, misoginia, preconceito de classe, fundamentalismo religioso, intolerâncias de muitos tipos. eles eram sociais democratas limpinhos e cultos (e invariavelmente paulistas), tinham lá seu preconceitos, mas guardavam-nos para declarações entre quatro paredes. e agora, muito provavelmente impelidos pela extraordinária popularidade do lula, acharam que fazer oposição era ter que cair pra esse lado. vão perder e vão perder feio, sem mais aquela dignidade principesca de outrora. e depois da eleição e reeleição históricas de lula, o brasil verá e terá sua primeira mulher presidente. não, as urnas nem fecharam, ainda nem votei, dá até um cagaço de afirmar uma coisa assim, mas eu tive um sonho, sabe... vai mano brown, é com você de novo.



eu também tô com dilma, a primeira vida loka da história!

Nenhum comentário: