segunda-feira, 15 de setembro de 2014

o fotógrafo esforçado

fui fotógrafo profissional por alguns anos e momentos ali pela primeira metade dos anos 2000. o jornalismo, que começou sem querer e ao mesmo tempo, emparelhou, depois tomou a dianteira e foi abrindo vantagem. corpos e corpos de vantagem. até chegar ao ponto d'eu praticamente parar de fotografar, mesmo sem ter mais compromisso algum. as câmeras analógicas quebraram, nenhuma digital apareceu. fiquei uns dois ou três anos assim, olhos embotados, nessa virada dos 2000 pros 2010.

daí algo aconteceu no início de 2012 e tenho que agradecer eternamente ao instagram e a celulares com câmeras melhores [samsungs, no meu caso]: foi uma combinação de plataforma nova e simples, com linguagem similar & quadrada à minha analógica mamiya, a uma boa qualidade de imagem digital [sem falar na rapidez/discrição do celular]. voltei a fotografar regularmente, voltei pra rua a olhar as pessoas e as coisas. um ano depois, com o vcpraça e o começo dos rolezinhos vândalos, o número de fotos aumentou e a relação com a cidade se estreitou ainda mais.



fotografia pra mim é encontro, é relação, e foi bacana, pessoalmente bacana, ver como as minhas fotos analógicas e digitais se falavam com vários anos de diferença. são fotos de cidades. e de pessoas, quase sempre em cidades. é isso que me interessa. mas... tô querendo me explicar demais, né?

tudo isso pra falar que estou abrindo uma lojinha virtual pra vender minhas fotos. acho que tem umas coisas bonitas, né por nada não. são registros de 2012 pra cá, quase sempre em são paulo. cada foto é numerada de 1 a 10, ampliações 25 x 25, assinadas e tal. 100 realetas cada [+ frete pra fora de são paulo]. quando acabar, acabou. quer dizer, depois virão novas fotos, outras séries. vida segue, as fotos também.



dividi as atuais 183 imagens em 9 álbuns no flickr: 'centro de são paulo', 'música', 'coisas', 'bilhete único', 'mais gente por aí', 'viagem', 'arte de rua', 'vandalismo pessoal' e 'tríptico playcenter' [ah, esse tem preço diferente, são ampliações 25 X 78, 300 realetas cada]. então é só dar uma passeada por lá e mandar um email pro dafnesampaio@gmail.com. 

Nenhum comentário: