nasci nos anos 70 – mais precisamente 1974 – então é claro
que tenho um certo carinho pela década mais louca, suja e malvada do século 20.
mas só fui me dar conta da profundidade cinematográfica da época muitos anos
depois, já adulto. tinha visto um ou outro clássico em corujões, sessões da
tarde ou VHS, e depois outros em DVD ou TV a cabo, e finalmente muito mais nos torrents
ou streamings do site internet.
fascinante ver o tanto de beleza e loucura dos filmes dessa
época e de como as novidades e experimentações radicais da década anterior [câmeras
na mão, luz natural, edição não linear, zoom, etc] ganharam uma maturidade
perturbadora. daí que fui montando uma lista com os meus filmes preferidos
dessa década, ano a ano. claro que tem coisa faltando, coisa que não vi ou não gostei, e espero que consiga lembrar de atualizar. de qualquer forma, segue o fio...
Orson Welles, mestre, em Ardil 22
1970
ARDIL 22 (CATCH-22, Mike Nichols)
DODESKADEN (Akira Kurosawa)
GIMME SHELTER (Albert Maysles, David Maysles e Charlotte
Zwerin)
M.A.S.H (Robert Altman)
O CONFORMISTA (IL
CONFORMISTA, Bernardo Bertolucci)
OS PALHAÇOS (I
CLOWNS, Federico Fellini)
PEQUENO GRANDE HOMEM (LITTLE BIG MAN, Arthur Penn)
ZABRISKIE POINT
(Michelangelo Antonioni)
1971
A ÚLTIMA SESSÃO DE
CINEMA (THE LAST PICTURE SHOW, Peter Bogdanovich)
AS AVENTURAS DE M.
HULOT NO TRÁFEGO LOUCO (TRAFIC, Jacques Tati)
CORRIDA CONTRA O
DESTINO (VANISHING POINT, Richard C. Sarafian)
CORRIDA SEM FIM (TWO LANE BLACKTOP, Monte Hellman)
ENCURRALADO (DUEL, Steven Spielberg)
LARANJA MECÂNICA (A CLOCKWORK ORANGE, Stanley Kubrick)
MACBETH (Roman Polanski)
MORTE EM VENEZA
(DEATH IN VENICE, Luchino Visconti)
O ESTRANHO QUE NÓS
AMAMOS (THE BEGUILED, Don Siegel)
OPERAÇÃO FRANÇA (FRENCH CONNECTION, William Friedkin)
QUANDO EXPLODE A
VINGANÇA (GIU LA TESTA, Sergio Leone)
SOB O DOMÍNIO DO MEDO
(STRAW DOGS, Sam Peckimpah)
THX-1138 (George Lucas)
Barbra Streisand numa das comédias
mais divertidas de todos os tempos,
Essa Pequena é uma Parada
1972
A INOCENTE FACE DO TERROR (THE OTHER, Robert Mulligan)
AGUIRRE, A CÓLERA DOS
DEUSES (AGUIRRE, DER ZORN GOTTES, Werner Herzog)
AMARGO PESADELO (DELIVERANCE,
John Boorman)
CABARET (Bob
Fosse)
CIDADE DAS ILUSÕES
(FAT CITY, John Huston)
ESSA PEQUENA É UMA
PARADA (WHAT'S UP, DOC?, Peter Bogdanovich)
GRITOS E SUSSURROS
(VISKINIGAR OCH ROP, Ingmar Bergman)
O DISCRETO CHARME DA
BURGUESIA (LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE, Luis Buñuel)
O PODEROSO CHEFÃO (THE GODFATHER, Francis Ford Coppola)
ÚLTIMO TANGO EM PARIS
(LAST TANGO IN PARIS, Bernardo Bertolucci)
SONHOS DE UM SEDUTOR (PLAY IT AGAIN, SAM, Herbert Ross)
Magali Noel em Amarcord, um dos muitos pontos altos
da gigantesca carreira de Fellini
1973
A NOITE AMERICANA
(LA NUIT AMERICAINE, François Truffaut)
AMARCORD (Federico Fellini)
CAMINHOS PERIGOSOS (MEAN STREETS, Martin Scorsese)
GOLPE DE MESTRE (THE STING, George Roy Hill)
INVERNO DE SANGUE EM
VENEZA (DON'T LOOK NOW, Nicolas Roeg)
LUA DE PAPEL
(PAPER MOON, Peter Bogdanovich)
O DORMINHOCO (SLEEPER, Woody Allen)
O EXORCISTA (THE EXORCIST, William Friedkin)
OPERAÇÃO DRAGÃO (ENTER THE DRAGON, Robert Clouse)
OS AMIGOS DE EDDIE COYLE (THE FRIENDS OF EDDIE COYLE, Peter
Yates)
SERPICO (Sidney
Lumet)
TERRA DE NINGUÉM (BADLANDS,
Terrence Malick)
TODA NUDEZ SERÁ
CASTIGADA (Arnaldo Jabor)
VERDADES E MENTIRAS (F FOR FAKE, Orson Welles)
Warren Oates em um dos filmes mais selvagens e
menos conhecidos de Peckimpah,
Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia
1974
A CONVERSAÇÃO (THE CONVERSATION, Francis Ford Coppola)
CHINATOWN (Roman Polanski)
CORAÇÕES E MENTES (HEARTS AND MINDS, Peter Davis)
GOLPE BAIXO (THE LONGEST YARD, Robert Aldrich)
LENNY (Bob Fosse)
MARTHA (Rainer Werner Fassbinder)
O JOVEM FRANKENSTEIN (YOUNG FRANKESTEIN, Mel Brooks)
O PODEROSO CHEFÃO II (THE GODFATHER PART 2, Francis Ford
Coppola)
O SEQUESTRO DO METRÔ (THE TAKING OF THE PELHAM ONE TWO
THREE, Joseph Sargent)
OPERAÇÃO YAZUKA (THE YAKUZA, Sydney Pollack)
TRAGAM-ME A CABEÇA DE
ALFREDO GARCIA (BRING ME THE HEAD OF ALFREDO GARCIA, Sam Peckimpah)
UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA (A WOMAN UNDER THE INFLUENCE, John
Cassavetes)
Grey Gardens, mais uma das obras primas
documentais dos irmãos Maysles
1975
BARRY LYNDON (Stanley Kubrick)
BLACK MOON (Louis Malle)
GREY GARDENS (Albert Maysles, David Maysles, Ellen Hovde e
Muffie Meyer)
KUNG FU CONTRA AS
BONECAS (Adriano Stuart)
MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (MONTY PYTHON AND THE HOLY GRAIL, Terry
Jones e Terry Gilliam)
NASHVILLE (Robert Altman)
O DIA DO GAFANHOTO (THE DAY OF THE LOCUST, John Schlesinger)
O HOMEM QUE QUERIA SER REI (THE MAN WHO WOULD BE KING, John
Huston)
SALÓ, OU OS 120 DIAS
DE SODOMA (SALÒ, O LE 120 GIORNATE DI SODOMA, Pier Paolo Pasolini)
O REI DA NOITE
(Hector Babenco)
OPERAÇÃO FRANÇA II (FRENCH CONNECTION, John Frankenheimer)
PROFISSÃO: REPÓRTER
(THE PASSENGER, Michelangelo Antonioni)
ROLLERBALL – GLADIADORES DO FUTURO (ROLLERBALL, Norman Jewison)
TUBARÃO (JAWS, Steven Spielberg)
UM DIA DE CÃO (DOG DAY AFTERNOON, Sidney Lumet)
UM ESTRANHO NO NINHO (ONE FLEW OVER THE CUCKOO'S NEST, Milos
Forman)
UM LANCE NO ESCURO (NIGHT MOVES, Arthur Penn)
Peter Finch na cena clímax de Rede de Intrigas
1976
1900 (NOVECENTO,
Bernardo Bertolucci)
A ÚLTIMA LOUCURA DE
MEL BROOKS (SILENT MOVIE, Mel Brooks)
CARRIE, A ESTRANHA (CARRIE,
Brian De Palma)
DONA FLOR E SEUS DOIS
MARIDOS (Bruno Barreto)
O INQUILINO (LE
LOCATAIRE, Roman Polanski)
REDE DE INTRIGAS (NETWORK,
Sidney Lumet)
TAXI DRIVER (Martin Scorsese)
Diane Keaton e Woody Allen em
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
1977
A CRUZ DE FERRO (CROSS OF IRON, Sam Peckimpah)
ALTA ANSIEDADE (HIGH ANXIETY, Mel Brooks)
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (CLOSE ENCOUNTERS OF THE THIRD
KIND, Steven Spielberg)
ESSE OBSCURO OBJETO
DO DESEJO (CET OBSCUR OBJET DU DESIR, Luis Buñuel)
LÚCIO FLÁVIO, O
PASSAGEIRO DA AGONIA (Hector Babenco)
NOIVO NEURÓTICO,
NOIVA NERVOSA (ANNIEL HALL, Woody Alen)
O AMIGO AMERICANO
(DER AMERIKANISCHE FREUND, Wim Wenders)
O OVO DA SERPENTE
(THE SERPENT'S EGG, Ingmar Bergman)
O TRAPALHÃO NAS MINAS
DO REI SALOMÃO (J.B. Tanko)
OS DUELISTAS (THE DUELISTS, Ridley Scott)
STAR WARS (George
Lucas)
1978
A DAMA DO LOTAÇÃO (Neville
de Almeida)
A FÚRIA (THE
FURY, Brian De Palma)
A LIRA DO DELÍRIO (Walter
Lima Jr.)
CINZAS NO PARAÍSO (DAYS OF HEAVEN, Terrence Malick)
CLUBE DOS CAFAJESTES
(ANIMAL HOUSE, John Landis)
O FRANCO ATIRADOR
(THE DEER HUNTER, Michael Cimino)
OS TRAPALHÕES NA
GUERRA DOS PLANETAS (Adriano Stuart)
PRETTY BABY (Louis Malle)
Roy Scheider no musical All That Jazz de Bob Fosse
1979
A VIDA DE BRIAN (LIFE OF BRIAN, Terry Jones)
ALCATRAZ - FUGA
IMPOSSÍVEL (ESCAPE FROM ALCATRAZ, Don Siegel)
ALIEN – O OITAVO
PASSAGEIRO (ALIEN, Ridley Scott)
APOCALYPSE NOW (Francis Ford Coppola)
MANHATTAN (Woody
Allen)
NOSFERATU - O VAMPIRO
DA NOITE (NOSFERATU: PHANTOM DER NACHT, Werner Herzog)
O CASAMENTO DE MARIA
BRAUN (DIE EHE DER MARIA BRAUN, Rainer Werner Fassbinder)
O
SHOW DEVE CONTINUAR (ALL
THAT JAZZ, Bob Fosse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário