domingo, 27 de fevereiro de 2011

domingueira jurunas

27 de fevereiro de 2011 será, para sempre, um dia especial para gaby amarantos, a mais elétrica e criativa embaixadora da música paraense. é que na tarde deste dia, a poucos metros de sua casa no bairro de jurunas em belém, ela grava seu primeiro dvd solo (a dita "beyonce do pará" ficou famosa na cena tecnobrega como vocalista da banda tecno show). até aí ok, afinal artistas paraenses gravam dvds/shows como quem come e dorme, naturalmente, diariamente, sem esforço. só que esse caso é diferente porque, e acho que pela primeira vez na história da música brasileira, um artista popular "periférico" ganha para si (e para nós) uma filmagem caprichada, criativa e surpreendente a cargo da igualmente paraense priscilla brasil (greenvision, de clipes e documentários que vez ou outra aparecem por aqui) em parceria com o francês vincent moon, o criador da la blogotheque (disse lá em @vincentmoon: "preparing the biggest shoot of my life for sunday in Belem, with Gaby Amarantos. should be massive"). detalhe importante: moon está viajando pelo brasil fazendo videos para sua blogoteca e já passou por são paulo, rio de janeiro, recife e são luís.

pela alegria de ver o encontro dessas pessoas, nesse lugar, desse jeito, é que resolvi colocar um som de gaby para animar esse domingo (para quem não terá o privilégio de ver ao vivo). escuta só que depois conto como a conheci.




já tinha ouvido falar de gaby amarantos (mas só ouvido, sem ter escutado) quando a vi pela primeira vez em um show da orquestra imperial no sesc pompéia, em são paulo. de repente surge aquela índia acelerada do alto de grandes saltos e com um figurino maluco que parecia de alguma figurante de conan, o bárbaro (ou conan, o destruidor, o que preferir). não teve pra ninguém. não adiantou uma apresentação catártica de "a verdadeira dança do patinho" com o outro convidado, o bnegão. nem a doçura de nina becker e muito menos o suingue de thalma de freitas. não adiantou nem o charme habitual de toda a orquestra. todos, inclusive o grupo, só tinham olhos e ouvidos para gaby amarantos. um imã. um furacão. não lembro o que ela cantou (isso deve ter uns 4 ou 5 anos), mas de sua presença...

isso foi ela que disse, eu juro!

de lá pra cá fui ouvindo outras músicas dela com a tecno show, e ocasionalmente gostando mais dela que das músicas (algo faltava, uma base mais legal ali, uma letra mais interessante acolá, e mesmo assim a mulher mostrava sua força). também acompanhei a aproximação dela com o mundo major televisivo do eixo rio-sp - um tanto pelo rótulo enganoso, mas oportuno, de "beyoncé do pará" que veio a reboque do sucesso da ótima "tô solteira", versão de "single ladies". e gaby seguia gaby, muito genuína, batalhadora e dinâmica, e que viu 2010 se tornar um ano de virada. o sucesso de "tô solteira" a levou a novos lugares, participou do elogiado videocast compacto, foi convidada para a festa da posse da presidenta dilma roussef, fez muitos e muitos shows, e começou a planejar passos mais ambiciosos, tudo devidamente anunciado pela própria no @GabyAmarantos.

olha jurunas aí! valeu santo googlemaps!

foi em seu twitter que disse que "nada estava planejado, e vincent moon veio pra brasil pra gravar um clipe com vários artistas entre eles elza soares, ney matogrosso, thalma. e daqui ele se encantou pela incrível dona onete, sebastião tapajós e vários como mestre vieira que não pode participar! vincent ama belém!". e depois, sobre a escolha da filmagem acontecer na sua vizinhança... "eu sempre me orgulhei da minha periferia e vai ser lindo misturar várias pessoas diferentes nesse lugar! se gosta de cultura popular, cola!". não sei qual é a previsão de lançamento desse dvd, mas atualmente gaby está em estúdio gravando seu disco solo de estreia com produção de carlos eduardo miranda, bases do dj waldo squash (gang do eletro) e participação de fernanda takai (e música de dona onete, talvez de thalma de freitas e iara rennó, etc). mais e melhores coisas bacanas estão acontecendo, e gaby amarantos é uma delas.



p.s.: post dedicado a dois aniversariantes do dia, o bróder e
corjaman oga mendonça (projeto manada) e minha tia, a lendária e arretada mileide flores. beijo grande.

Nenhum comentário: