quarta-feira, 16 de março de 2011

na tonalidade certa

muita produção dá nisso. só fui saber da existência da banda tono no final de 2010 quando o quinteto carioca lançou seu segundo disco: tono (oi música, 2010). não recebi o disco, não achei pra vender e, consequentemente, não consegui ouví-lo até duas semanas atrás. puxa, o disco entraria fácil entre os melhores do ano passado. cheio de camadas e sonoridades, um tanto rock, outro tanto psicodélico bolerístico & sambístico, doce e bem humorado, o disco é mais um excelente trabalho dessa vasta geração de jovem músicos cariocas que, desde a década de 1990 com acabou la tequila e mulheres q dizem sim, deixou entrar novos sons do brasil e do mundo dentro da bossa pop da cidade (e, o melhor, sem precisar cantar o rio de janeiro, rio de janeiro).

ah, o grupo é formado por ana cláudia lomelino (voz), bem gil (guitarra e vocais), leandro floresta (flauta, sintetizador e guitarra), bruno di lullo (baixista e vocais) e rafael rocha (bateria e voz), e o pessoal do blog discoteca nacional tem uma surpresa pra vocês. e aqui você pode baixar um podcast feito pelo pessoal oi música com ana cláudia e bem (filho de gilberto gil) fazendo um faixa-a-faixa. mas aqui você pode ouvir e ver todas as 12 faixas desse discaço em apresentações ao vivo muito bem filmadas (e, detalhe, com som bom e fiel a gravação original), além de um clipe oficial. divirta-se.

01. "não consigo"



02. "me sara" (que tem outro clipe aqui)



03. "sem falsas esperanças"



04. "corte no pé"



05. "so in"



06. "aquele cara"



07. "ele me lê"



08. "mariposa"



09. "da terra pro sol"



10. "distante demais"



11. "samba do blackberry"



12. "nega música" (itamar assumpção)



porra, o pessoal gravou itamar assumpção... só por isso já me ganharia, mas as composições próprias são muito bacanas, com destaque para "não consigo", "ele me lê", "corte no pé", "me sara" e a divertidíssima "samba do blackberry". e caetano veloso, que gosta de falar de tudo, disse o seguinte em sua coluna n'o globo: "o tono é uma banda interessantíssima. vi alguns shows seus e ouvi seus discos. rafael cantando e tocando bateria é música em estado elevado. ana cláudia é especialmente adorável por ser a única cantora realmente cool (nos dois ou três sentidos) da geração. há brilho de variada gama por todos os lados, mas o canto liso e econômico de ana cláudia está sozinho. e é muito bonito que ela não seja a frontwoman da banda. sem ser a “cantora” que puxa a turma, mas sem tampouco ser uma backing vocal, ela é parte da instrumentação (e do espírito) desse grupo talentoso e delicado." e agora, pra encerrar, um video-faixa-bônus com a regravação de uma música pouco conhecida do novos baianos...

13. "você me dá um disco?" (moraes moreira, pepeu gomes e galvão)

Um comentário:

Baze Produções disse...

Blogueira! Tendo interesse no disco do TONO, é só enviar um e-mail para contato@bazeproducoes.com.br

bjs e ficou muito bacana o post!!