sábado, 30 de junho de 2012

criolo e mulatu

e o plano de dominação mundial de criolo começa hoje. começou antes, claro, mas hoje é dia de seu primeiro capítulo público, a participação do festival back2black em londres ao lado de mulatu astatke. o festival em si é um capítulo a parte com sua escalação absurdamente boa (e que novamente terá uma versão no rio de janeiro de 24 a 26 de agosto): de roots manuva a gilberto gil, de joão brasil a hugh masekela, de amadou e mariam a emicida, de jorge ben a gilles peterson, de femi kuti a banda tono, de marcelo d2 a linton kwesi johnson, etc. mas ficarei aqui com o potencialmente sensacional encontro do mc paulistano com o mestre do jazz etíope (ethio-jazz), um tanto pelo sentido que faz (imagino a honra e alegria que estão sentindo agora os brasileiros em tocar com seu ídolo), mas também por ser o "primeiro episódio da série de videocasts diários relatando a turnê internacional do criolo", todos levando a assinatura de rodney suguita, o maníaco da câmera, e disponíveis no canal do artista no youtube. olha só os bastidores do ensaio para o show de hoje. máximo respeito.





e londres é a primeira das sete cidades dessa turnê internacional. depois tem paris, milão, roma, festival roskilde (dinamarca), los angeles e nova york (central park). olha o cartaz aí.


e essas fotos que peguei lá no facebook? tem o encontro no lobby do hotel, um instantâneo do ensaio e uma de mulatu com o autor das primeiras fotos e do video, o maníaco da câmera.





e para fechar o ciclo segue "para mulatu", parceria de criolo com gui amabis gravada em memórias luso-africanas (independente, 2011), a estreia em disco do produtor amabis.


atualização: e já estão no ar os videocasts 2 e 3 dessa turnê do criolo trazendo trechos de seu show em londres  e também de uma gravação nos estúdios da rádio bbc, ambos na companhia de mulatu astatke. a adriana ferreira silva, da folha de s. paulo, disse que o show foi o ponto alto do segundo dia do festival.



outra atualização: escuta só o encontro de mulatu e criolo no programa de rádio da bbc, com direito a rimas em português sobre a clássica "netsanet".

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria.
Foi legal ler antes de presenciar este encontro novamente aqui no Sesc Rio Preto - 27/06/2014 criolo & mulatu astatke