terça-feira, 27 de agosto de 2013

jovem guarda cigana

dia desses apareceu no exystence um disco impressionante. stand up, people: gypsy pop songs from tito’s yugoslavia 1964-1980 reúne, em 19 faixas, uma ampla perspectiva de como a música cigana foi sendo incorporada e mudando a música pop do leste europeu em parte do século passado. tudo caminhava lindamente, várias músicas bem boas, mas a última faixa dessa coletânea fez todo o resto parecer brincadeira de criança. fui descobrir depois que "djelem, djelem" é considerada um hino por parte do povo cigano e que o compositor zarko jovanovic escreveu sua letra em 1949 a partir de uma melodia tradicional (tem tradução em português aqui). a grafia do título e partes da letra mudam conforme o dialeto cigano e por causa disso existem muitas versões. mas a que está no stand up, people é simplesmente sensacional. escuta só.



gravada originalmente em 1968 por um grupo que teve vida curta ali entre o final da década de 1960 e início dos anos 70, essa "djelem, djelem" é uma deliciosa jovem guarda psicodélica. olha a capa estilosa mediterrânea do EP de onde essa música foi tirada.


mas, como disse, existem muitas versões que vão desde a instrumental do hot club of belgrade até o jazz latino de vlada maricic trio & friends, passando pela célebre kocani orkestar, e por cantores tradicionais como a impressionante esma redzepova e pelo ligeiramente cafona saban bajmarovic. para se ter ideia da importância de "djelem, djelem", a música fez parte de um dos melhores filmes ciganos já feitos, i've even met happy gypsies (1967) de aleksandar petrovic. sente o drama...

Nenhum comentário: