domingo, 30 de agosto de 2009

domingueira fortal

dia bonito, céu azul, sol firme, nada absurdamente quente. último dia de fortaleza. então vou colocar nessa domingueira uma prata da casa: realejo quartet, ou apenas realejo. grupo liderado pelo multiinstrumentista dustan gallas que tem apenas um disco no currículo, o 'mavioso' kinobox (independente, 2003, que ganhou uma reedição gringa em 2008), e um carreira de mais interrupções que retomadas. dustan, por exemplo, que já trabalhou com karine alexandrino e junior boca, morou um bom tempo em amsterdã estudando produção musical e ano passado se mudou pra são paulo; o baixista rian batista se mudou pra são paulo já tem uns 3 ou 4 anos e começou a tocar com deus e o mundo (otto, instituto, marcelo d2, lucas santtana e, obviamente, o cidadão instigado de fernando catatau, etc.); dos outros integrantes, danilo carvalho e denilson lopes, não sei.

esse video abaixo vem no
kinobox original e como não estou com meu CD aqui não sei o nome da música. sua página no youtube também não traz mais informações, mas é uma ótima prévia do som dos cabras: jazz eletrônico urbano e nordestino (esse 'nordestino' foi liberdade minha porque não veio outra palavra pra definir certas peculiaridades do som do realejo, e não poderia colocar apenas 'cearense' porque apesar de todos se conhecerem de fortaleza, dustan é piauiense, rian é potiguar, etc.)



p.s.: em 2006, alexandre matias fez uma espécie de reportagem oral (um jogral virtual) sobre toda essa geração de músicos nascida e criada em fortaleza. leia aqui. e eu, lá na extinta coluna disco do mês de sempre que tive no gafieiras, escrevi um textinho ficcional (coisa que não faço tem tempo) inpirado nesse disco do realejo.

Nenhum comentário: