quinta-feira, 26 de novembro de 2009

letra/música #6

roberto carlos, e seu parceiro-irmão-camarada erasmo carlos, já fizeram tantas coisas boas e belas, principalmente no fim da década de 1960 e início dos anos 1970, que fica difícil fugir do óbvio. na recente votação que a rolling stone fez sobre as maiores canções brasileiras, a dupla emplacou "detalhes", "as curvas da estrada de santos", "sentado à beira do caminho" e "quero que vá tudo para o inferno" (a lista completa aqui). na lista que mandei pra eles acabei escolhendo o roberto como intérprete (de "como dois e dois" do caetano veloso). em comum nas duas listas, o disco roberto carlos (cbs, 1971), o meu preferido pessoal que traz, além de "como dois e dois" e "detalhes", petardos como "todos estão surdos", "traumas", "debaixo dos caracóis dos seus cabelos", "amada amante", "de tanto amor", "se eu partir" (fred jorge), "eu só tenho um caminho" (getúlio cortês) e a lindinha "i love you". canção romântica e bem humorada, com roberto impostando a voz como um vicente celestino encostado em um balcão de salloon, "i love you" mostra uma outra face da dupla de compositores-amigos e do maior cantor da música popular brasileira.

i love you
(roberto carlos e erasmo carlos)

eu queria um passarinho ser
pra levar um bilhetinho pra você
e nas mal traçadas linhas revelar
minha paixão e o meu amor, meu grande amor
no meu radinho de pilha sempre escuto
melodias que me lembram de você
cafonice talvez possa parecer
vou me modernizar você vai ver

uma calça lee agora vou comprar
vou ficar moderninho pra chuchu
vou até aprender falar inglês
pra lhe dizer: i love you, i love you

vou falar gíria e dançar o rock’n’roll
e do castelinho vou ficar freguês
e se tudo isso não adiantar
eu vou vestir meu terno branco outra vez


p.s.: procurando saber o que foi o "castelinho" citado na música - afinal, apesar de ter morado no rio na década de 1980, não sou carioca, muito pelo contrário - dei uma procurada na internet e achei o fotolog saudades do rio, capitaneado por luiz darcy. mandei um email pra ele que acabou de me responder: "há duas opções: a primeira, mais provável, é que iria frequentar o trecho da praia de ipanema conhecido como castelinho, entre o arpoador e a praia de ipanema propriamente dita (entre as ruas rainha elizabeth e francisco otaviano). neste trecho havia um castelo em estilo mourisco que deu nome ao lugar. foi o "point" da praia nos primeiros anos da década de 60 (a partir de 66 o "point" já passou para defronte da rua montenegro, hoje rua vinicius de moraes). a segunda, menos provável, é que iria frequentar o bar castelinho, que ficava também neste trecho, na av. vieira souto 100, onde se tomava um chope maravilhoso. as mais belas cariocas frequentavam os dois pontos: o bar e a praia". muito obrigado, luiz!

Nenhum comentário: