segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

procrastino eu, procrastinas tu

uma vez, o sábio paulistanoriental alexandre inagaki escreveu que "procrastinação é como masturbação. no começo é bom, mas depois você percebe que só está fodendo a si mesmo". verdade nua e crua. e essa postagem é mais uma prova disso, afinal deve ter (e tem) alguma coisa que deveria estar fazendo no lugar disso. mas calma, tô aqui pensando alto, tentando resolver o jeito como esse "mal do século" me atinge. é blog, twitter, gafieiras, revista monet, coisas de casa, cuidados com a saúde e os frilas, tão necessários financeiramente quanto profissionalmente. tanta coisa pra fazer, tão pouco tempo, e aí a gente coloca uns lances na frente de outros, empurra com a barriga, adia o inevitável... peraí, mas que tal escutar a faixa-título do disco the procrastinator (blue note, 1967), do grande trompetista lee morgan (1938-1972)? ao lado dele, wayne shorter, herbie hancock, bobby hutcherson, ron carter e billy higgins.

Lee Morgan - The Procrastinator by dafnesampaio

onde eu tava mesmo? adiando... e a internet é terreno fértil demais para se perder. dá pra passar uma vida toda (e mais) apenas consumindo, retuitando e comentando. como achar o equilíbrio? como desenhar uma linha divisória entre prazer, trabalho e produção? terapia ajuda? livros de auto-ajudam? inteligência emocional se compra na quitanda? imagino que as soluções pra isso são pessoais e intransferíveis, e que cada um se vire com seus mecanismos de fuga da realidade. por exemplo, o desenhista e animador lev yilmaz não chegou a nenhuma conclusão sobre o tema em um episódio de 2006 da sua série "tales of mere existence" (olha o canal dele no youtube).



claro, é sempre mais fácil diagnosticar do que resolver. tão fácil se perder. que o diga o irlandês johnny kelly e seu curta procrastination (2007), trabalho de fim de curso no royal college of art. fiquei sabendo dessa animação via oga mendonça.

Procrastination from Johnny Kelly on Vimeo

não tem jeito, não dá pra refletir sobre procrastinação (ainda mais quando se é vítima da dita) sem empurrar outras coisas para escanteio. é preciso achar o tal equilíbrio, sair da masturbação e partir, talvez, para o sexo grupal. será? amanhã...

Nenhum comentário: