segunda-feira, 16 de março de 2009

sim, é tudo verdade

depois do maradona by kusturica entrei, mais uma vez, numas de documentário. não sei se existe isso de "morte da ficção", mas que pessoalmente tenho me interessado cada vez mais por não-ficção (também conhecida como realidade), isso é certo. tanto no cinema quanto na literatura. seguem abaixo 4 filmes que baixei (e vi) recentemente nos torrents da vida.

this film is not yet rated (2006), de kirby dick
- o melhor da leva. político, bem humorado, ousado e rápido no raciocínio. uma investigação sobre os mistérios, absurdos e ilegalidades do sistema de classificação para filmes nos "democráticos" estados unidos. tudo patrocinado pelo falecido e nada saudoso jack valenti e pela mpaa (motion picture association of america). o diretor kirby dick chega a contratar uma detetive particular para descobrir quem são as pessoas, cujas identidades são inexplicavelmente mantidas em sigilo pela mpaa, que... enfim, censuram os filmes nos eua em parceria com os grandes estúdios/corporações. o lance é tão profissionalmente mafioso que faz a censura brasileira dos tempos militares (ditabranda?) parecer coisa de coroinha. segue o trailer.



helvetica (2007), de gary hustwit - dirigido por uma das revelações do gênero este documentário trata exclusivamente da história, dos usos, da influência e das críticas sobre a invisível e onipresente fonte helvetica (criada no final da década de 1950). repleto de ótimas imagens da helvetica espalhada pelo mundo, nas mais diferentes funções, e de boas entrevistas com famosos tipógrafos e designers gráficos, inclusive com o inglês matthew carter que criou esta fonte que você lê agora (verdana), o filme não teme criticar seu próprio assunto, o que é bom para todos. aqui, o site oficial e abaixo, o trailer.



dear zachary: a letter to a son about his father (2008), de kurt kuenne - um chute na boca do estômago, ou na ponta do coração. documentarista e compositor, kuenne fica sabendo da morte de um de seus melhores amigos (adrian bagby), do outro lado dos eua, e começa a produzir um filme para homenageá-lo. nos seis anos que demorou para ser terminado, o filme sofreu radicais mudanças de rumo, principalmente quando se descobriu que a assassina de adrian, uma ex-namorada mais velha, estava grávida. os pais da vítima se mudam para o canadá pra lutar pela custódia da criança e para acelerar o processo de extradição, mas a inacreditável demora/irresponsabilidade da justiça canadense faz a vida de todos sofrer uma nova virada em um filme assumidamente emocional (impossível não sê-lo). aqui, o site oficial e abaixo, o trailer.



moog (2004), de hans fjellestad - nada de indignações ou choros compulsivos neste documentário. trabalho tranquilo sobre o robert moog, o criado do famoso sintetizador moog.
um tantão técnico, um tantinho filosófico (moog é um engenheiro boa praça que andou com muitos músicos malucões), o filme é ótimo passatempo, fica ali no raso, e foi produzido por gary hustwit (helvetica). participações de money mark, keith emerson, rick wakeman, etc.



se quiser saber mais sobre novidades no gênero, uma boa pedida é ir lá no bruno, que já fez documentários sobre chico buarque, maria bethânia e jota quest (além do pouco visto, aqui no brasil, dub echoes).

Nenhum comentário: