segunda-feira, 9 de março de 2009

pioneiras

putz, e falando em mulher... o gafieiras reuniu um grupo de fotógrafos e estreou ontem o PIONEIRAS. é site, exposição fotográfica virtual e uma homenagem às mulheres na figuras das cantoras inezita barroso, alaíde costa, ademilde fonseca, dóris monteiro, as galvão, áurea martins, carmélia alves, claudette soares, claudia morena, dona inah, eudóxia de barros, márcia e maricenne costa. pelas próximas semanas o projeto estará no mundo real nas tvs de metrô e ônibus em são paulo, e em 150 bares de são paulo e rio de janeiro. né por nada não, mas o trabalho idealizado por ricardo tacioli e tocado com valentia por ele e por andreia do nascimento ficou simplesmente ducaralho (sem esquecer os fotógrafos, claro, gente boa como jefferson dias, joão correia filho, fernando ângulo, etc). um tanto pela ideia original, mas também pelo tipo de divulgação. segue abaixo duas fotos do projeto e um trecho do texto de apresentação.

ademilde fonseca, por jefferson dias

"A exposição fotográfica Pioneiras é uma homenagem à música brasileira e, claro, às mulheres. Focaliza 13 artistas de diferentes gêneros musicais que foram pioneiras em assumir o palco como meio de expressão pessoal e artística entre os anos 1940 e início dos 60. Mulheres que romperam as fronteiras firmadas pela sociedade da época, que as condenavam ao universo doméstico ou a determinadas atividades profissionais. Mulheres que materializaram o desejo de serem artistas num meio dominado pelos homens e pelo machismo. Mulheres que contribuíram para que as gerações seguintes enfrentassem menos trânsito para se expressarem sobre temas vistos da perspectiva feminina."

alaíde costa, por joão correia filho

2 comentários:

Érico San Juan disse...

Dei uma olhada nas Pioneiras. Eu adoro fotos em preto e branco, acho mais poéticas. Essas mulheres também dispensam comentários. Ou mlehor, merecem todos os comentários possíveis. Abraços.

Anônimo disse...

Vi o site das Pioneiras...ideia maravilhósa, mesmo pq algumas ainda estão lindas! Conheço CLAUDETE SOARES, DÓRIS MONTEIRO, ALAIDE COSTA, E CLAUDIA MORENO (E COMO É LINDA). Assisti a 50 anos atras, Leny de Andrade, Claudia Moreno, Alaide Costa e acho que era David Gordon, acompanhados por aquele pianista maravilhoso, que tocava só com 2 dedos, e depois foi trabalhar com Roberto Carlos, no Cave em São Paulo.