sábado, 11 de fevereiro de 2012

com vocês, the skints

são quatro ingleses. três homens, uma mulher. um disco na bagagem (mais um ep e alguns singles) que já tem uns três anos. o próximo será lançado entre março e abril e foi financiado no sistema de crowdfunding em apenas 11 dias. o som é reggae, rock, dub, ska, punk e, mais recentemente, algo de eletrônico (e com um senso pop bem interessante, natural e despreocupado). puta som redondo esse do the skints (algo como 'os pobretões' ou 'os pé rapado'), com muito carinho pelo passado do reggae (que é inegavelmente o motor de tudo), mas sem jamais cair na armadilha do respeito à tradição. marcia richards é uma baita cantora, voz linda e ela idem, e ainda por cima se desdobra em teclados, sax, melódica, flauta e guitarra/violão. o ótimo guitarrista joshua water rudge parece que saiu direto do tempo dos rudeboys ou foi integrante do the specials e é outro cantor/vocalista da banda, além de ser quem mais fala em entrevistas (uma ótima aqui, em video). jonathan doyle é o baixista e baixista que é baixista quase não fala e detona. o baterista jamie kyriakides é muito bom, mas arriscaria dizer que ele é melhor cantor. que voz a desse cara! mas antes, a capa do disco de estréia, live.breathe.build.believe (lançado pela rebel alliance em 2009 e relançado pela bomber music em 2010).




sem mais delongas, os skints começam informal e acusticamente com música própria ("can't take no more").





nessa mesma seção eles fizeram um cover de "ah it mek" (ou "it mek"), um dos muitos clássicos de desmond dekker (a original, que é de 1969, tá aqui).





ainda informalmente, mas em outro pico, três dos quatro (onde estava o baixista de novo?) fizeram esse outro ótimo cover. dessa vez foi dennis brown e sua "lips of wine", outras dessas lindas canções jamaicanas soul do final dos anos 1960 (original aqui).





hora de estúdio, efeitos e outro cover. "on a mission" vem de "katy on a mission", sucessão britânico de 2010 lançado por katy b. originalmente é um dubstep mais pop produzido pelo especialista benga (aqui ó) e com os skints virou um dub acelerado de chorar. marcia richards cantando muito.





e pra encerrar essa apresentação, "ratatat", outra composição própria e acho que o primeiro clipe deles. já é uma das músicas do novo disco, part & parcel. dá pra sentir que tem um peso eletrônico vindo por aí, achei bem bom.




é isso, outra banda da hora pra ficar no radar. outra dica certeira do mano @OgaMendonca.

Nenhum comentário: