sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

transversão #29

o soulman al green é um daqueles mestres incontornáveis da boa música mundial e quando todos achavam que sua arte se limitava à década de 1970 (e início dos 80) ele voltou nos anos 2000 com dois excelentes discos, everything's ok (blue note, 2005) e lay it down (blue note, 2008). mas nesse primeiro transversão de 2010 ficaremos com uma de suas pérolas setentistas, "here i am (come and take me)" (al green e teenie hodges), do discaço call me (the right stuff, 1973). segura a bronca.



um ano depois, marcia griffiths gravou a música no disco play me sweet and nice (sanctuary, 1974). a imperatriz do reggae, como era conhecida, foi durante anos uma das vocalistas de bob marley & the wailers e fez dupla com bob andy (the paragons).



e seguindo nas linhas de parentesco entre o soul e o reggae, voltamos ao soul com o cantor e baixista al brown (the paragons, grupo vocal surgido no final da década de 1950 e anterior aos paragons jamaicanos de bob andy, john holt, etc.). foi essa interpretação, aliás, que me deu a ideia de fazer esse tranversão, mas não consegui saber quando foi gravada. no mais, ouvi na coletânea soul jazz records presents 300% dynamite! lá no original pinheiros style.



pra finalizar, voltamos ao reggae com uma gravação da música com jacob miller (1956-1980), vocalista da banda inner circle. a música está no disco chapter a day: jacob miller songbook (vp records, 1999).



p.s.: entrando hoje no site do al green para fazer esse post vi que no dia 5 de janeiro morreu willie mitchell (1928-2010), trompetista, compositor, arranjador e produtor dos primeiros e melhores discos do soulman, incluindo call me. essa transversão vai em sua homenagem.

Nenhum comentário: