sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

toneladas de latinidad

ainda no rescaldo de 2009 - os primeiros bons lançamentos do ano estão começando a sair timidamente, tais como letieres leite & orkestra rumpilezz e o projeto guri convida, além de contra, o segundo disco do vampire weekend -, lembrei do ótimo tradition in transition (tru thoughts, 2009), do quantic and his combo bárbaro. para quem não sabe, quantic é o dj, produtor e multiinstrumentista inglês will holland que desde o início dos anos 2000 vem se multiplicando em projetos e sonoridades, desde o soul e o funk (quantic soul orchestra) até o reggae (flowering inferno, que em 2008 lançou o genial death of the revolution). mas de uns dois anos para cá, quantic se mudou para cali na colômbia e vem pesquisando ritmos latinos da américa do sul e caribe. daí nasceu o disco tradition in transition, que tem participações de malcolm catto (the heliocentrics) e arthur verocai. olha só o trailer de um documentário que ele está preparando sobre as gravações do disco.

Tradition in Transition: A Postcard from Cali (TRAILER) from Quantic

a quinta faixa do disco, "un canto a mi tierra", ganhou um clipe simples todo filmado no interior da colômbia e com a participação da cantora nidia gongora bonilla. uma delícia de ouvir.

Un Canto a Mi Tierra from Quantic

nidia, quantic e o combo bárbaro se reuniram mais vezes durante shows em alguns lugares mundo afora. por exemplo, em agosto de 2009, todos subiram ao palco do echoplex, em los angeles. segue o video de "memoria de justino", música que não entrou no disco (tem também um ótimo video de "linda morena", ao vivo em paris).

Quantic & his Combo Bárbaro @ the Echoplex, LA from Quantic

e para encerrar esse especial quantic goes latino, uma mixtape especial, gratuita (download no próprio player) e costurada pelo próprio sujeito. ele chamou de cumbia & jazz e traz figuras como pedro laza e lucho bermudez. lá em seu site ele disponibilizou outras duas mixtapes garimpadas em sebos colombianos: calypsos, cumbias & compas (essa eu vi no só pedrada musical e acabou sendo o gatilho para esse post) e descargas! descargas! descargas!

Cumbia & Jazz [Quantic Mix] by dafnesampaio

Nenhum comentário: