terça-feira, 12 de janeiro de 2010

aos pedaços, um tigre, o mar e o caveirão

o paulistano guilherme marcondes é um animador de mão cheia que já vinha causando estrago por aqui desde o início dos anos 2000. lembro que o primeiro trabalho dele que vi foi o curta into pieces (2004), com desenhos do amigo daniel bueno e trilha de paulo beto (anvil fx).

Into Pieces from Guilherme Marcondes on Vimeo

mas ninguém podia imaginar a maravilha que seria tyger (2006), inpirado em um poema de william blake, com deselhos de samuel casal e música, novamente, de paulo beto, mas interpretada por um de seus projetos, o zeroum (que tem tatá aeroplano entre seus integrantes). animação computadorizada, fotos, video, animação comum, teatro negro, uma mistura de técnicas das mais diversas fez desse curta de guilherme marcondes um das melhores animações da década. e muito de são paulo. se você ainda não viu...


Tyger from Guilherme Marcondes on Vimeo

depois que tyger se espalhou pela internet e sua fama cresceu (ele já assinava trabalhos em publicidade aqui), guilherme levantou âncora e foi para os estados unidos, ainda em 2006. primeiro, los angeles, onde trabalhou na renomada produtora motion theory. depois de um ano, nova york, onde está até hoje, alternando entre artes plásticas e publicidade. nos tempos de los angeles, ele assinou a direção de arte do clipe de "dashboard", do modest mouse. a música está no disco we were dead before the ship even sank (epic, 2007).



atualização em junho de 2014: saiu novo curta autoral de guilherme marcondes, o sensacional caveirão, mais uma vez filmado em são paulo, só que dessa vez na bela vila maria zélia, zona leste da cidade. 

Caveirão from Guilherme Marcondes on Vimeo

Nenhum comentário: