sábado, 9 de janeiro de 2010

o rock, o rap e jesus em post-its

na edição de janeiro da rolling stone brasileira saiu a lista dos melhores discos nacionais e internacionais de 2009, bem com as melhores músicas. um dos últimos posts de 2009 aqui do esforçado foi sobre a minha lista e é sempre interessante comparar. existem mais diferenças entre as escolhas internacionais (discos e músicas) e deu pra constatar novamente, na revista, uma falta de variedade no que se ouve. é tudo muito branco e roqueiro (ou eletrônico, ou os dois). e essa "questão de gosto" acabou chegando nas músicas nacionais e cravou a roqueiríssima e branquíssima "my favorite way", do black drawing chalks, no primeiro lugar (!?). problema nenhum em ser na língua de shakespeare. cravei "modern kid", do júpiter maçã, na minha (e ela ficou entre as 25 da revista). mas é um rock tão absolutamente comum, tão certinho, tão branco, que... é questão de gosto mesmo. mas o clipe é muito, muito bom, e a música funciona perfeitamente assim. saca só.

"My Favorite Way" by Black Drawing Chalks (OFFICIAL) from Marck Al

é a (minha) velha história com a música negra. it don't mean a thing if it ain't got that swing, né não duke? aí vi esse belo clipe de um dos melhores lançamentos internacionais do ano passado, the ecstatic (downtown records), do rapper e ator mos def. a música é a jazzy "history", com participação de talib kweli. vi no excelente year of the blacksmith que recentemente também disponibilizou, pra download gratuito, uma mixtape inédita da dobradinha talib kweli & hi-tek e uma outra com o the roots e sua participação como banda de apoio do programa late night with jimmy fallon (coloquei aqui, em março de 2009, uma parceria public enemy, antibalas e the roots que rolou no programa). quer dizer, material de primeira.

Mos Def Feat. Talib Kweli - History (Color Edit) from Creative Control

e pra finalizar esse triplo x, um pouco mais de 1 minuto de espiritualidade em ação. é o "super mario jesus", animação feita em post-it por TotemX. vi no meio da semana a partir de um tweet de alguém que não recordo e relembrei hoje pelo trabalho sujo.

Nenhum comentário: