sábado, 16 de janeiro de 2010

transversão #30

tem umas músicas que são tão presentes em tantos filmes, propagandas e tv (tantas versões foram feitas e ouvidas) que o seu autor parece o inconsciente coletivo. "sea of love" é uma dessas, pelo menos pra mim. acho que fiquei sabendo dela pela primeira vez quando assisti, no começo dos 1990, aquele bom policial com al pacino e ellen barkin, vítimas de uma paixão (sea of love, 1989). é música romântica, doce, que me faz lembrar de minha carolina - ela adora uma das versões que colocarei -, por isso, o tranversão #30 é dedicado a essa moça, amor que está ao meu lado já faz uma década (o primeiro beijo, dia 22 de janeiro de 2000).

claro que o nosso amor é só mais um banhado por essa canção escrita por phil phillips, musicada por george khoury e lançada em 1959. de lá pra cá já foi gravada por gente como the honeydrippers, robert plant, iggy pop, the heptones, marty wilde, marcia griffiths, horace andy, tom waits e aquele havaiano gigante, o israel kamakawiwo'ole (no filme do al pacino tocavam duas, a original de phil philips e a torta de tom waits). mas aqui escolhi outras duas. primeiro, a pouco conhecida versão dub de sonia higgs & familyman, registrada no compacto juvenile delinquent (clappers up, 1981). e 'familyman' é a banda de aston barrett, baixista do lendário the wailers. fiquei sabendo desse disco no inesgotável you & me on a jamboree (a "sea of love [dub]" está no lado b do disco e logo após, mas na mesma faixa, de uma versão reggae).



agora, a mais conhecida versão de cat power, do disco the covers record (matador, 2000), e que depois entrou na ótima trilha de juno (2007). essa é a melhor de todas, amorosa e doída na medida. carolina concorda. um beijo e o meu coração pra você. sempre.



p.s.: cat power vem mais uma vez ao brasil, agora em 22 de maio, para shows na virada cultural paulista (em jundiaí e são josé dos campos).

Nenhum comentário: