quinta-feira, 30 de abril de 2009

virada, virando

2007. assisti apenas um show na virada cultural. racionais mc's na praça da sé. precisa dizer mais? quase tomei umas garrafadas e acompanhei os malucos subindo em bancas e prédios, barbarizando, e depois a polícia tocando o terror. foi intenso e inesquecível.

2008. trabalhei na virada fazendo (pequenas) entrevistas pra organização (nunca vi o resultado; houve?). eu e um câmera, das 6 da manhã até às 6 da tarde. vi pedacinhos de shows, andei bastante e conversei com figuras como dona ivone lara, nelson sargento, hamilton de holanda, danilo brito, pepeu gomes, tonico, eduardo gudin, théo de barros, costa a costa e lá se vai a memória escorrendo pelos dedos...

2009. o que será que será? só hoje tô vendo a programação... tem arrigo barnabé tocando clara crocodilo, egberto gismonti tocando alma e tom zé tocando grande liquidação (teatro municipal), instituto, thalma de freitas, bnegão e carlos dafé cantando tim maia racional (av. são joão), um bailão com benito di paula, luiz ayrão, wando, bartô galeno, reginaldo rossi, odair josé & etc. (largo do arouche), tutti frutti, camisa de vênus, vanguart, nação zumbi e nasi (praça da república), anelis assumpção, iara rennó, curumim, rockers control e comadre fulozinha (largo santa ifigênia), música instrumental (conselheiro crispiniano), trio mocotó, clube do balanço, os opalas e sambasonics (av. rio branco), e muitos etc. nem idéia do que vou conseguir assistir.

no entanto, uma certeza: o grupo de fotografia do gafieiras (um salve pro manos jeff, ângulo e cia.) estará no largo do arouche acompanhando e registrando o bailão popular. é nozes!

p.s.: fiquei pensando depois sobre o palco são bento, célebre nascedouro do rap paulista/brasileiro... tá lá que o thaide vai apresentar grupos de b-boys e rap. mas pelo que se vê ali não tem ninguém conhecido. o rap continua sendo esvaziado, ainda de "castigo" pelo racionais-praça-da-sé de 2007. no ano passado, o "palco do rap" foi transferido para o parque dom pedro, um lugar longe da maioria dos eventos centrais e o único altamente policiado (com revista e etc.). lá no blog per raps tem uma reportagem muito boa que pergunta "onde está o rap na virada cultural?"

Nenhum comentário: