domingo, 4 de março de 2012

buster e os livros

não vi os outros concorrentes de melhor curta de animação na última edição do oscar, mas o vencedor, the fantastic flying books of mr. morris lessmore, já me ganhou quando colocou buster keaton como referência do personagem principal. de resto, o curta é muito delicado, mesmo quando ocasionalmente sentimental demais. saca só.



morris lessmore também virou um aplicativo para iPad. não tenho essas coisas, mas pelo trailer pareceu bem interessante, colaborativo e coisa e tal. ah, a direção do curta é de william joyce em parceria com brandon oldenburg. experiente ilustrador e autor de livros infantis, joyce foi também co-produtor e designer de produção de robôs (2005), co-produtor e autor do livro que se baseou a animação a família do futuro (2007) e roteirista, co-produtor e autor do livro rise of the guardians (2012), que estreará no final do ano com vozes de hugh jackman, alec baldwin e jude law. 

pra quem não sabe ou não lembra, a cena inicial do curta - a do furacão, que é o katrina, afinal o filme é nativo do estado de louisiana - é homenagem direta à sequência clássica de buster contra um furacão e uma cidade se desfazendo em steamboat bill jr. (1928). e claro que tem também o mágico de oz (1939) nesse início de história.

p.s.: curioso que vi o curta poucos dias depois de voltar a ser buster keaton na foto do meu perfil no facebook. um salve então para buster e as coincidências.

Nenhum comentário: