quinta-feira, 1 de março de 2012

soul de dentro, soul de fora

michael kiwanuka, 24 anos, nativo de muswell high, norte de londres. o sobrenome veio dos pais ugandenses e o soul nasceu com ele. o moleque começou a aparecer no ano passado após uma breve carreira de guitarrista de estúdio e já começou apavorando com a linda "tell me a tale", lançada em seu primeiro EP de mesmo nome, em abril do ano passado. em julho vieram outros dois EPs, itunes festival: london 2011 e i'm getting ready. seu som é soul profundo, filho direto de otis redding e bill withers, mas com umas coisinhas folk aqui e ali, vindas provavelmente de sua confessa paixão por van morrison e joni mitchell.





ainda no ano passado, kiwanuka começou a agilizar seu disco de estreia, home again (polydor/communion records), com data de lançamento marcada para agora, 12 de março. a produção ficou a cargo do músico paul butler (the bees) e as músicas "tell me a tale" e "i'm getting ready" abrem o disco. a canção que deu nome ao disco, a dolorida "home again", é a faixa 5 e já ganhou um clipe à altura.





e como se não bastassem esses dois exemplos do potencial de kiwanuka, há poucos dias o próprio artista disponibilizou em streaming a sensacional "lasan", um lado b do single de "i'm getting ready" e que traz participação de dan auerbach (the black keys).





e vale muito dar uma navegada pelo soundcloud do rapaz. tem muito mais coisa, os EPs inteiros e tal. disco e artista que prometem mais e melhores sons no futuro, né não? ah, e antes de ir, olha só a capa style de home again.


atualização em maio... o pessoal esperto do la blogothèque pegou kiwanuka numa passagem por paris e fez esse belo video para a série "a take away show". destaque para "bones", uma das mais lindas músicas do disco, cantada no balcão de um café parisiense.


Nenhum comentário: