quarta-feira, 25 de setembro de 2013

um anda bonito, o outro elegante

taí o primeiro frila para a revista top magazine: perfil de kadu dantas, disputado blogueiro de moda masculina. conversa boa a do mineiro que segue aqui em perfil na boa e velha versão original e sem revisão (na revista, o texto editado vem acompanhado das belas fotos de larissa felsen). esse gif espertinho peguei do blog dele.


BKLOOKGIF

UM CLÁSSICO QUE OUSA

Saiba como Kadu Dantas criou um blog de moda masculina e em menos de um ano se tornou referência em elegância no Brasil

Ele não anda, ele desfila. O tempo até virou e o sol foi embora em São Paulo, mas Kadu Dantas, 31 anos, encara com uma invejável naturalidade poses, olhares e movimentos para as fotos que ilustram este perfil. Chega a sugerir uma coisa ou outra e a fotógrafa elogia tamanha desenvoltura. “A gente sabe o que funciona, né?”, confessa sem falsa modéstia. Jornalista por acidente e estiloso desde que se entende por gente, o mineiro de Alfenas se transformou rapidamente em uma das referências de elegância masculina no mundo fashion paulistano. E tudo em decorrência de um blog que criou há pouco mais de um ano, veja só você. Mas antes do surgimento do Blog do Kadu muita coisa aconteceu na vida deste rapaz.



“Saí de Alfenas e fui fazer Odontologia em Ribeirão Preto, mas não me interessei e saí no último ano. Nesse meio tempo meus pais se mudaram para Belo Horizonte e fui pra lá. Queria prestar Publicidade, mas acabei entrando em Jornalismo e me identifiquei muito”, relembra.  Foi na capital de Minas Gerais que a vida de Kadu deu a primeira virada. Uma virada com nome e sobrenome: Mariana Maffei Feola. “Conheci a Mariana e ficamos muito amigos e ela me convidou para passar as férias de janeiro na casa da família dela em Orlando, nos Estados Unidos. Ah, claro, vou sim... imagina, estudante, vivendo de mesada”.

Daí que um belo dia toca o telefone da casa de Kadu. Era uma sexta-feira e do outro lado da linha a mãe de Mariana reiterava o convite. Foi só então que descobriu que Mariana era filha de ninguém menos que a apresentadora Ana Maria Braga. Não só as férias glamourosas aconteceram como Kadu foi convidado estagiar em jornalismo no programa Mais Você (TV Globo). “Como meus pais não moravam mais em Belo Horizonte, não tinha nada que me prendesse a cidade, então juntei minhas coisas e vim pra São Paulo. Fazia de tudo no programa, desde escolher receita até sugerir pautas. Isso foi em 2006. Fiquei lá 8 meses. Foi uma experiência muito legal, mas vi que televisão não era pra mim”.



Em São Paulo, Kadu começou a se desdobrar em muitos. Transferiu a faculdade de jornalismo, trabalhou em eventos, fez assessoria de imprensa e foi costurando uma rede de contatos que mais tarde se mostraria decisiva em sua vida. E, com apenas dois anos de cidade, conseguiu montar um negócio próprio, feito admirável em um mercado altamente competitivo. Nasceu então, em 2008, a Ray Comunicação, uma assessoria de imprensa com foco em moda. “Sempre gostei de moda, desde pequeno, sempre me interessei”.

Quatro anos se passaram, o negócio já andava com as próprias pernas, e o irrequieto Kadu Dantas sentiu aquele comichão por novos desafios. Numa reunião de trabalho, em meio a uma brincadeira sobre blogueiras de moda, disse que faria o seu próprio e que seria melhor. Acabou descobrindo em uma pesquisa na internet que não existia no Brasil, nem no mundo, um blog exclusivamente dedicado a moda masculina com looks diferentes todo dia (menos domingo, que é dia de descanso). Tinho um nicho ali e Kadu viu que era unir o útil ao agradável, afinal era constantemente elogiado pelo bom gosto no vestir.



“Comecei a fazer despretensiosamente. Primeiro com fotos das roupas montadas no chão, depois no espelho do elevador, mas por causa da minha rede de contatos já tive um número de acessos muito bacana no primeiro final de semana. Fiquei surpreso. Mas depois que fui convidado por uma marca para cobrir a Semana de Moda de Nova York, com apenas um mês de blog, vi que não dava pra continuar no amadorismo e contratei um fotógrafo”. O resultado direto dessa ação foi o aumento expressivo de acessos ao Blog do Kadu, que hoje chegam a 70 mil visitantes únicos por mês, uma média de 250 mil pageviews/mês.

“Não sabia se ia dar certo, tinha medo de ser até apedrejado porque quer queira quer não vivemos num país preconceituoso e sou gay assumido, casado, feliz. Mas o engraçado é que a maioria das perguntas que recebo são de leitores héteros. Sabe aqueles que a mulher diz ‘Veja esse blog pra você aprender a se vestir melhor’? [risos]. Acho que já ficou pra trás essa coisa de quem gosta de moda é gay. Eu, no blog, falo com todo mundo”. Pelo retorno de seus leitores, Kadu descobriu que as pessoas se interessavam em sua opinião e no seu (bom) gosto porque ele é uma pessoa real. E o que é de verdade tem credibilidade.



A imagem de Kadu, sempre elegante e desenvolto pelas ruas do Jardins, começou a rodar velozmente pela internet, o que lhe rendeu uma participação no programa Sob Medida (Rede TV) e muitos convites de parcerias. “Blog de moda é um jeito das marcas chegarem mais rapidamente a esse tipo de consumidor que é exigente e difícil, que é o masculino. Mas só aparecem no meu blog marcas que uso e que fazem parte do meu lifestyle. Não tenho contrato de exclusividade com ninguém. Uso o que quero independente de parcerias. Não posso subestimar meu leitor porque quando você fica muito vendido as pessoas percebem”.

No que depender de sua infindável curiosidade isso não vai acontecer, pois Kadu acredita que a moda é maior que uma marca ou outra, e um relógio vagabundo de plástico pode conviver muito bem com uma bolsa de Milão. “Um amigo me definiu do seguinte jeito: ‘Você é um clássico que ousa’. É exatamente isso. Não sou moderno, mas sempre coloco alguma coisa que faça a roupa ficar mais ousada”. Começa então a lembrar de cabeça alguns homens chiques com quem se identifica: os estilistas Tom Ford e Michael Bastian, o produtor musical Mark Ronson, os atores ícones Marlon Brando e Steve McQueen, e o brasileiro Oskar Metsavaht. “Elegância está mais ligada a atitude e comportamento que na roupa em si. Mas se isso vier numa embalagem boa, fica melhor ainda, entendeu? [risos]”.

Embaixador no Brasil de marcas internacionais, único blogueiro do mundo a visitar a fábrica da Louis Vuitton na França e a transmitir desfiles na internet, Kadu Dantas diz que jamais imaginaria que sua paixão pela moda iria lhe trazer tantas surpresas. “Com um ano de blog realizei 80% dos meus sonhos. Fui a todas as principais semanas de moda do mundo, tive acesso aos bastidores e conheci a maioria dos grandes estilistas. É muita felicidade. Por isso procuro fazer o blog cada vez com mais empenho, buscando sempre o melhor pros meus leitores, mas sem largar a Ray Comunicação, que foi uma importante conquista pessoal”.

Ao seu lado, no sofá, a vira-lata Chloe dá uma olhada e entende tudo. Esse dono que ela arrumou não vai aquietar o facho tão cedo.

Nenhum comentário: