terça-feira, 26 de outubro de 2010

waldo squash, o fenômeno

chego na redação, ligo o computador e uma janela do messenger pula na minha cara: "paaaaaara tudo, parem as máquinas!". é o timpin, com sua habitual animação. e segue ele. "waldo squash superou todas as fronteiras da genialidade com seu novo single. quanto bati os olhos na tela e li o nome, pensei de cara - agora é que fudeu tudo!". waldo squash é um dj paraense de eletromelody que vem causando espécie com seus remixes venenosos (que geralmente misturam a batida tecnobrega com coisas latinas) e composições em parceria com maderito, o alucinado do brasil. os dois juntos formaram a gang do eletro e o resto é história. o novo single da gang se chama "tributo a carmen miranda" e tudo faz muito sentido. escuta só.



basta uma música como essa para saber que waldo squash não é um dj comum. tem técnica, humor, balanço e um tanto bom de invenção e inspiração. e como ele tem uma conta no 4shared com uma porrada de músicas para baixar gratuitamente já vinha ouvindo uma coisa ou outra, principalmente o hit "panamericano".



genial, simplesmente genial. mas me bateu uma curiosidade para saber de onde veio esse sampler da música e fui refazendo a história. achei primeiro "we no speak americano", sucesso recente em rádios mundo afora, que tem assinatura dos australianos do yolanda be cool. a música ganhou um clipe simpático em ritmo de comédia muda.



só que essa música também possui um sampler, amiguinhos e amiguinhas. e qual não foi minha surpresa quando soube que a original ("tu vuò fa' l'americano", 1956) é do grande renato carosone, que já esteve aqui com "mambo italiano".



o mundo dá voltas.

Um comentário:

Kyrodes disse...

Pq as pessoas falam que essa música se chama Panamericano?
Ele não fala “panamericano” em nenhum momento na música!

A Gang do Eletro só deu esse nome pra música pq a galera já chamava a versão do Yolanda be Cool de "Panamericano". Não só aqui como em alguns países ibéricos e da América Latina, como mostra essa página do face: http://www.facebook.com/group.php?gid=123561564349355

Pior que desde que eu ouvi essa música pela primeira vez eu nunca consegui escutar o "panamericano" que todo mundo ouve!