quinta-feira, 3 de março de 2011

letra/música #22

roberto tadeu de sousa, mais conhecido como bebeto, suportou durante muito tempo o estigma de ser um imitador de jorge ben. claro que os frequentadores de bailes de samba rock, principalmente em são paulo na década de 1970, não concordavam nada com isso. e nova gerações que o tem descoberto nos últimos anos também não acreditam nessa história de "jorge ben genérico". bem, basta ouvir o primeiro disco do "rei dos bailes" para ver que de imitação ele não tem nada, mas que jorge é sim uma grande referência no balanço e nas letras surreais do paulistano. não tenho receio algum ao afirmar que bebeto (copacabana, 1975) é um dos grandes discos brasileiros de todos os tempos. onde mais é possível encontrar pedradas como "segura nega" (luis vagner e bebeto), "esse criolo por você se fez poeta" (wando) e "adão você pegou o barco furado" (bebeto)? mas separei outras duas maravilhas bebetísticas e suingantes desse disco para esse letra/música: "poderoso thor" e "morte da sandália de couro" (que tem citação direta ao jorge "charles anjo 45" ben).


poderoso thor
(bebeto)

foram 365 dias perdidos,
8760 horas sem valor
e depois de ter passado tanto tempo
acordei e vi o mundo de outra cor
e hoje eu lamento não ter quem me ensinou
levar a vida alegre a cantar e dar amor
pois quando eu errava ele vinha me falar
mostrar o que era certo, era assim meu velho avô

e lá se foi
como tudo que é bom passa depressa e ele passou também
deixando saudade
poderoso thor
filho de odin
com sua força encantada
me deu alegria demais
e sem querer feriu
o meu coração
pois você partiu
e eu me perdi
na evolução
desse mundo grande, mas me lembrarei do que você me ensinou

pense sempre no futuro
que a vida assim tem mais valor
pense sempre no futuro
que a vida assim tem mais valor

Bebeto - Poderoso Thor by dafnesampaio4

morte da sandália de couro
(bebeto)

sandália de couro morreu no samba
tamanco no samba não morre não
sandália de couro furou sambando
tamanco no samba não fura não

tamanco no samba nasceu malandro
sandália de couro não nasceu não!

no corpo a mente é mais forte
no jogo quem ganha é melhor
na luta quem perde é fraco
no samba tamanco é o bom

sandália de couro morreu no samba
(sandália de couro morreu no samba)
tamanco no samba não morre, não
(adeus, adeus sandália de couro)
sandália de couro furou sambando
(é... adeus sandália)
tamanco no samba não fura não
(tamanco no samba é madeira de lei!)
tamanco no samba nasceu malandro
(tamanco no samba veio do morro)
sandália de couro não nasceu não!

pois como já dizia nosso amigo charles
devagar também é pressa e o apressado come cru
anjo 45, protetor dos francos,
desceu o morro de tamanco e só volta amanhã.

sandália de couro morreu no samba
(adeus sandália de couro)
tamanco no samba não morre, não
(tamanco no samba é madeira de lei!)

Bebeto - Morte da Sandália de Couro by dafnesampaio4

p.s.: o disco de estreia de bebeto pode ser encontrado no blog arquivo do samba rock, mas o cara continua na ativa e ano passado, após seis anos afastado dos estúdios, lançou o bom prazer, eu sou bebeto (emi, 2010). mas relembrei do bebeto após ver ontem um video feito pelo alexandre matias na última terça com bruno morais cantando "morte da sandália de couro" e sendo acompanhado por bluebell, mauricio takara, guizado, maurício fleury e paulo beto.

Nenhum comentário: