sexta-feira, 12 de outubro de 2012

com esse jeito faz o que quer de mim

idealizado e produzido pelo jornalista jorge wagner (e lançado pelo fita bruta), o ótimo tributo jeito felindie presta homenagem ao cancioneiro romântico pagodeiro do raça negra. no facebook, wagner declarou o seguinte:

“por uma série de fatores, o ano de 2009 ainda figura como o pior da minha vida. e como todos nós precisamos de marcos vez em quando, eu torcia para que aquele ano acabasse. nessa torcida, fui convidado por uma amiga para ver a entrada de 2010 em rio das ostras, com ela, alguns de seus amigos e familiares. a trilha sonora desses dias foi uma só: o dvd de 25 anos do raça negra, uma banda onipresente na minha infância, mas com a qual não tinha mais contato desde a metade da adolescencia. percebendo que após tanto tempo, ainda era capaz de lembrar letras e melodias inteiras, sorri... e cantei.

ao longo de todo o ano seguinte (quando, de fato, as coisas começaram a mudar), o assunto ‘canções que o tempo não apagou’ voltou à pauta algunas vezes - fosse com o pagode versions ou com as gravações de sertanejo feitas pelo rufatto. e continuou aparecendo em 2011, com aquela guria que ria descrente e perguntava: "vocês realmente gostam dessas coisas?!"; com a audição dos ep de ‘couves’ da letuce, com uma ida ao boliche em vassouras com amigos, com um show da orquestra superpopular numa praça da cidade onde eu e um dos membros do grupo crescemos e regulamos série na escola.

esse projeto é fruto dessas histórias, dessas ideias, em comum com outras histórias e outras ideias de pessoas que admitem não terem crescido ouvindo beatles ou chico buarque. criticado, admirado e com uma repercussão absurdamente maior do que a que imaginei, ele está aqui, pronto.”


se você esteve vivo e atuante nos anos 1990 é impossível não conhecer pelos menos alguns desses hits de luiz carlos & cia. e o jeito felindie reúne versões inspiradíssimas de clássicos como “cigana” (lulina), “cheia de manias” (vivian benford), “maravilha” (giancarlo ruffato), “jeito felino” (letuce), “você não sabe de mim” (radioviernes), “é tarde demais” (harmada), “quando te encontrei” (amplexos) e “me leva junto com você” (orquestra superpopular).



atualização em abril de 2013: finalmente saiu um ótimo minidoc oficial sobre os bastidores do jeito felindie.

Nenhum comentário: