sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

yahoo #64

em março rolarão novidades no yahoo e por causa disso a minha coluna no ultrapop voltou a ser quinzenal. essa aqui saiu na quarta-feira de cinzas e tratou, obviamente, de carnaval, mas de carnaval em são paulo, mais precisamente em cima do minhocão. posso dizer, sem medo de exagerar, que foi um daqueles dias que vou me lembrar pra sempre. alegria, sintonia, amor, suor e festa, muita festa, numa cidade que precisa muito voltar a se divertir. sem falar em um lindo batman mirim em seu primeiro carnaval de rua.



QUANDO O MINHOCÃO BALANÇOU DE ALEGRIA

Existem os carnavais de rua profissionais do Rio de Janeiro, Salvador e Recife/Olinda e existe o de São Paulo, franzino, tímido e motivo de deboche nacional. Por enquanto. É que ninguém fica na cidade. É que São Paulo não gosta de folia. É que sempre chove no carnaval. Nada disso é desculpa, muito menos verdade, e a festa pagã deste ano pode ser um momento de virada nessa história. Não é à toa que é o primeiro carnaval após os oito anos restritivos, burocráticos e caretas da gestão Serra-Kassab. Deu pra sentir nas ruas um eufórico espírito de retomada, mesmo que ainda um tanto caótica, afinal a cidade não está acostumada a ser feliz.

No final do ano passado foi criado o Manifesto Carnavalista, uma reunião de blocos e cordões independentes com interessantes reinvindicações: direito à alegria; direito à folia; valorização e afirmação da tradição cultural paulistana; ocupação do espaço público como exercício da cidadania; e identificação do potencial econômico do carnaval de rua. Daí que a nova gestão da Prefeitura de São Paulo, na figura do Secretário de Cultura Juca Ferreira, estabeleceu um diálogo com os blocos e foi assim que a história da folia paulistana ganhou novas caras e um novo futuro.

E as ruas foram tomadas tanto pelos tradicionais Bloco dos Esfarrapados (66 anos) e Vai Quem Quer (33 anos) quanto por blocos jovens ou estreantes como Bloco Afro Ilú Obá de Min, Cordão Kolombolo Diá Piratininga, Acadêmicos do Baixo Augusta, Ó do Borogodó, Nois Trupica Mais Não Cai, Bloco Soviético, Confraria do Pasmado, Cordão Cecília, Jegue Elétrico, Pimentas do Reino, João Capota na Alves, Zé e Maria, Vaca das Galáxias e Bando dos 7.


Mas o caso do Agora Vai, que saiu no final da tarde de ontem (terça gorda), é bastante revelador desse novo espírito. Fundado em 2005 na Barra Funda, o bloco sai do Largo Padre Péricles e anda um tanto bom pelo Minhocão até voltar ao largo, com direito a hino próprio, marchinha inédita todo ano, duas vocalistas em um carrinho de som improvisado, estandarte e uma pequena e aplicada bateria que faz até breques de funk.

E tinha de tudo por lá, casais e solteiros(as), homos e heteros, crianças e velhos, gente fantasiada e malucos à paisana, todos cantando e dançando por uma cidade que seja boa para quem a faz. Perto da concentração aconteceram ainda divertidas intervenções em placas e, de uma hora pra outra, a feia Marginal Tietê se transformou numa esfuziante Marginal Paetê.

Mas o auge do bloco aconteceu quando as cerca de 3 mil pessoas presentes começaram a pular e fazer o Minhocão balançar. Construído por Paulo Maluf e com nome de ditador militar (Costa e Silva), o Elevado felizmente já é usado para fins recreativos nos finais de semana, mas nesse Carnaval ele virou uma grande passarela para alegrias das mais diversas. Desde um cadeirante com cabelos lotados de confete até um menino de 4 anos vestido de Batman que abriu os braços e sorriu ao ter seu nome de herói gritado por centenas de pessoas. Esse é o tecido de que são feitos os sonhos carnavalescos de uma cidade.

p.s.: falando em Carnaval de São Paulo, nada melhor que encerrar esse post ao som d’A Espetacular Charanga do França.

2 comentários:

Vitor Rocha disse...

Cara, até arrepiei com o post. Suas ideias compactuam muito com meu ideal de cidade, bem como com meu desejo de uma convivência alegre e pacífica entre as pessoas.

Um abraço,

Vitor

Dafne Sampaio disse...

que legal, vitor. bacana saber disso. e olha, a história não para por aí... saca só... http://br.noticias.yahoo.com/blogs/blog-ultrapop/por-uma-cidade-cheia-gra%C3%A7a-200042390.html