quinta-feira, 2 de março de 2023

trio parada dura

novo frila pra querida Revista Monet foi aquele melzinho na chupeta por motivos de muito fã de David Letterman que, felizmente e obviamente, não se aposentou. depois de sua saída do universo late show já emplacou quatro temporadas de uma ótima série de entrevistas pra Netflix (apesar que a última, com o Zelensky, foi meio papelão propaganda liberal americana anti-Rússia, meio vergonha alheia). agora Letterman aparece também nesse especial pra Disney+ ao lado de Bono e The Edge (A Sort of Homecoming, que estreia no streaming em 17 de março). Letterman passeia e conhece Dublin, tanto sozinho de dia enquanto acompanhado por metade do U2 à noite, em um pub, nas ruas. e claro que tem músicas, versões exclusivas e inéditas e ao vivo de alguns clássicos da banda. a direção é do ótimo Morgan Neville.

no texto pra Monet falei um pouco do especial, mas muito mais sobre Letterman, sua carreira e importância. tá aqui ó (com direito a trailer antes).

TRIO PARADA DURA

Em especial na Disney+, David Letterman vai até Dublim para encontrar com Bono e The Edge e falar sobre passado, amizade e, claro, música

Quem visse David Letterman fazendo piadas com a previsão do tempo no final da década de 1960 em uma TV local de seu estado natal, Indiana, jamais imaginaria que ele se tornaria uma das maiores referências mundiais em termos de humor e entretenimento. Também não acreditaria que ele seria o mais longevo apresentador de talk shows noturnos de todos os tempos (foram 6080 programas em 33 anos), um recorde difícil de ser batido. Aos 75 anos, Letterman não liga para nada disso, afinal desde que deixou a bancada do Late Show em maio de 2015 pode se dar ao luxo de só fazer o que quer e quando quer. O exemplo mais recente é Bono & The Edge - A Sort of Homecoming, um especial na Disney+ que reúne Letterman e dois dos integrantes do U2 num passeio cheio de memórias, bom humor e música.

A mais célebre vez que os três tinham se encontrado anteriormente foi em 2009 quando o U2 passou uma semana inteira tocando no Late Show para divulgar o disco No Line On The Horizon. Foi a primeira e única vez que um artista/banda tocou a semana toda no programa. Durante essa estadia, o quarteto irlandês ainda participou do famoso e recorrente quadro ‘Top Ten’ fazendo piada sobre coisas que aprenderam com o tempo, tais como The Edge falando que é péssimo no Guitar Hero e Larry Mullen Jr. revelando que até a família dele pergunta se ele é o Adam ou o Larry.

Treze anos depois, Letterman visitou pela primeira vez Dublin, capital da Irlanda, a convite de Bono e The Edge, e tanto fez passeios por conta própria pela cidade e pelo país quanto acompanhou os músicos em um show no icônico edifício do antigo cinema Ambassador. Em A Sort of Homecoming, Letterman também se viu em apuros ao descobrir que serviu de inspiração para uma canção inédita do U2 ao ser chamado para cantar em público em um pub. Tudo registrado pelas lentes do cineasta Morgan Neville, que ganhou o Oscar pelo documentário A Um Passo do Estrelato e já tratou de artistas como Brian Wilson, Johnny Cash, Iggy Pop, Keith Richards, Yo-Yo Ma, Orson Welles e Mark Ronson.

“Eu me apaixonei pelo U2 e David Letterman mais ou menos na mesma época, em algum momento do meu segundo ano no ensino médio”, disse o diretor Morgan Neville em um comunicado oficial. “Pensar que, de alguma forma, décadas depois, estaríamos todos juntos na Irlanda para gravar um filme, é um sonho improvável que de alguma maneira se tornou realidade”, completou emocionado.

Detalhe importante: Bono & The Edge - A Sort of Homecoming será lançado no mesmo dia do álbum Songs of Surrender, uma coleção de novas versões de 40 das mais importantes músicas do U2.

VOCÊ É DAVID LETTERMAN, SEU IDIOTA - David Michael Letterman nasceu no dia 12 de abril de 1947, em Indianápolis, Indiana. Foi um dos três filhos de um florista (Harry) e de uma secretária da igreja presbiteriana da cidade (Dorothy). Não sabia direito o que faria de seu futuro e nem tinha boas notas para conseguir entrar em uma boa universidade, mas acabou se formando aos trancos e barrancos em Rádio e TV na Ball State University, em 1969. Não demorou muito para conseguir trabalhos tanto em rádio quanto em TV, e suas aparições irreverentes e ácidas na previsão do tempo logo ganharam fãs.

Mas Letterman sabia que se ficasse em Indiana não iria muito longe e, em 1975, decidiu se mudar para Los Angeles. O plano era razoavelmente simples: conseguir se apresentar em clubes de stand-up (Comedy Store, por exemplo), chamar atenção dos olheiros do apresentador Johnny Carson, mandar bem no programa dele e, consequentemente, pegar seu lugar no Tonight Show. Quase tudo deu certo. Antes vieram alguns trabalhos como roteirista de humor e aparições em programas de TV dos mais variados, até que em 1978 ele se apresentou pela primeira vez no programa de Johnny Carson e os dois ficaram amigos para a vida toda (Letterman o considerava seu grande mentor).

As recorrentes aparições no Tonight Show abriram caminhos para Letterman e em 1980 ele ganhou seu primeiro programa próprio, o matutino The David Letterman Show. Sucesso de crítica e fracasso em audiência, o programa foi cancelado no mesmo ano, mas o canal NBC o manteve em folha de pagamento enquanto pensava o que fazer (não era muito difícil, afinal o humor seco, cáustico e levemente surreal de Letterman tinha um perfil mais noturno). Em 1982, estreou Late Night with David Letterman, logo após o Tonight Show do mentor-amigo Johnny Carson, e a TV americana nunca mais foi a mesma.

Dez anos se passaram e Letterman mostrou como era possível fazer um programa ao mesmo tempo anárquico, imprevisível e rentável, com direito a convidados do primeiro time do cinema e da música, mas também desconhecidos, números musicais históricos, entrevistas tensas (Cher, Shirley MacLaine e Oprah Winfrey) e quadros impagáveis (Stupid Pet Tricks, Stupid Human Tricks e a incontornável Top Ten). No entanto, quando Carson anunciou sua aposentadoria em 1992 e todos achavam que Letterman herdaria o Tonight Show (Carson inclusive), a NBC resolveu colocar Jay Leno no lugar. O que se seguiu foi um dos maiores climões da história do entretenimento americano e um magoado Letterman foi para a CBS.

Late Show with David Letterman estreou em 1993 e seguiu criando momentos televisivos memoráveis por mais 23 anos na CBS (mesmo que perdesse regularmente em audiência para o rival e ex-amigo Jay Leno). Só para mencionar alguns: Madonna e suas risadinhas numa entrevista sexualmente tensa e cheia de palavrões (1994), Drew Barrymore mostrando os seios (1995), o fim da “briga” com Oprah Winfrey (2005), Paris Hilton tentando fugir das perguntas (2007), Joaquin Phoenix em estado de personagem pirado (2009) e o próprio Letterman se revelando frágil (a cirurgia no coração, em 2000) e falho (o escândalo de chantagem e casos extraconjugais em ambiente de trabalho, em 2009).

O fim da saga de Letterman diante do Late Show em 2015 – que ainda segue muito bem obrigado com Stephen Colbert em seu lugar – foi uma opção pessoal e estratégica. Um pouco para ficar mais próximo da família (seu filho único, Harry, nasceu em 2003) e um tanto para conversar com quem realmente o interessa, afinal uma nova geração de anfitriões de talk shows, bastante influenciada por ele diga-se de passagem, já estava fazendo esse serviço com sua própria identidade (Jimmy Kimmel, Jimmy Fallon, Seth Meyers e Colbert que o digam).

Seu projeto seguinte, My Next Guest Needs No Introduction, estreou na Netflix em 2018 e já lançou quatro temporadas e mais alguns especiais/bônus (o mais recente, com o presidente ucraniano Zelensky, foi parte feito numa profunda estação de metrô em Kiev). Letterman continua afiado, bem humorado e cada vez mais barbudo, mas saiu da zona de conforto do estúdio e da rotina e pode se divertir com Lizzo, ter conversas profundas com Billie Eilish, falar sobre guerras com George Clooney e Malala Yousafzai, dirigir com Lewis Hamilton, cuidar do jardim de Tiffany Haddish, ver o mini zoo de Robert Downey Jr., pescar com Julia Louis-Dreyfus, fazer pizza com Ryan Reynolds ou fazer um lanchinho com Cardi B. 

Claramente, Letterman estava se preparando para encontrar com Bono e The Edge em algum pub em Dublim.

Nenhum comentário: