segunda-feira, 26 de julho de 2010

os paparazzi do meu tempo...

jackeline kennedy, 1971

truman capote, 1978, numa festa do famoso studio 54

considerado o pioneiro do fotojornalismo de celebridades nos estados unidos, ron galella segue ativo do alto de seus 79 anos. nunca foi um grande fotógrafo, não será lembrado por isso - apesar de possuir alguns instantâneos mágicos como esses dois que estão acima -, mas é uma figura tão interessante, tão absurdamente persistente, simples e cheia de lendas, que precisava de um documentário exclusivamente sobre si. leon gast, diretor do clássico quando éramos reis (1996) e produtor de o poder do soul (2008), o acampanhou em recentes coberturas e daí surgiram histórias de flagras, hollywood, washington, vaidades, drogas, aquele caso em que tomou um soco de marlon brando em 1973 (perdeu 5 dentes e teve a mandíbula quebrada), ou a outra vez que recebeu uma ordem de restrição judicial para não se aproximar de jackeline kennedy (ela o processou duas vezes), ou a surra que tomou de seguranças do ator richard burton, etc. tudo isso, e outros causos, estão no longa smash his camera (2010). abaixo, uma série de trechos do filme.




p.s.: esse caso marlon brando X ron galella é um dos mais famosos entre artistas e paparazzi. olha só essa sequência de imagens que conta um pouco do embate entre os dois.

1973: marlon brando e o apresentador dick cavett são flagrados em nova york. pouco depois desse clique, galella é surrado por brando.

1974: poster do documentário com uma foto clássica de galella protegido para qualquer eventualidade brandonesca.

1989: o tempo passa e brando continua feliz ao rever o amigo galella (bastidores daquele filme porcaria, um novato na máfia).

Nenhum comentário: