o que foi feito de liberatore? ele participou de uma minissérie chamada batman: preto & branco (1996). tinha esquecido disso, mas tenho a edição nacional. agora, só descobri nessa edição da conrad que uma história inacabada de ranxerox foi finalizada por liberatore em 1997 em colaboração com o ator, roteirista e diretor alain chabat. os dois ficaram amigos, liberatore se mudou com família para frança e assinou os figurinos de um filme de chabat, astérix & obelix - missão cleópatra (2002, ganhou até um césar pelo longa). teve também um projeto que começou nos anos 1990, lucy - l'espoir, e que só foi lançado em 2007 (tem roteiro de patrick norbert e é uma ficção sobre aquele fóssil hominídeo de 3,2 milhões de anos achado na etiópia). e nada mais, pelo menos de grande importância (existem outros quatro álbuns, não sei de quando - video clips, portrait de la bête en rock star, the universe of liberatore e liberatore's women). fora que seu site oficial parece bem abandonado. saudades de ver seus desenhos. então procurei algumas coisinhas pitorescas do italiano pra não esquecer. vamos lá.



um ranxerox bem à vontade
p.s.: nas pesquisas sobre o paradeiro de liberatore descobri uma coisa bem louca. um curta brasileiro clássico dos anos 1980, trancado por dentro (1989), é baseado em uma historinha desenhada pelo italiano e escrita por bruce jones (chama-se "shut in" e está aqui). já o curta sinistrão foi dirigido por arthur fontes (mandrake, podecrer!, etc) e tem no elenco paulo gracindo, fernanda montenegro, marcos palmeira e luciana vendramini. não fazia ideia dessa ligação liberatore-brasil.
Um comentário:
Tenho exatamente a mesma sensação quando penso no Liberatore. Eu devorava histórias do Ranxerox na revista "Animal" e sempre me perguntei o que foi feito dele. Comprei na CCXP a nova edição encadernada da Comix Zone e constatei como o texto do Tamburini e arte do Liberatore continuam modernos e atemporais. Seria incrível ver uma animação do Ranx.
Postar um comentário