sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

arte popular brasileira

olha, o leandro lehart é, provavelmente, um dos artistas mais subestimados da música popular brasileira, mas tenho certeza que ainda será feita justiça a sua enorme contribuição à música negra pop desse país. bem, pra isso a história também precisa correr e o leandro é jovem (39). tô falando disso porque hoje, ao acompanhar a volta do pagodecast do @chicobarney, (re)ouvi duas pedradas de leandro dos tempos que era líder do art popular. "deixe eu ir à luta" foi lançado no álbum art popular (virgin, 2001), o primeiro do grupo sem leandro, e depois regravado pelo próprio no ótimo deixe eu ir à luta (independente, 2006), seu terceiro trabalho solo. "pimpolho" é do disco temporal (emi-odeon, 1996), a estréia do art popular, e é um daqueles hits poderosos que poucos conseguem criar (e olha que o grupo foi um dos que mais fez sucesso na década de 1990, pense em "temporal", "fricote", etc). só que, para melhorar a história, as duas ganharam regravações impressionantemente sofisticadas no dvd samba pop brasil mestiço (universal, 2009). leandro, que é cantor de voz linda e versátil, produtor meticuloso e compositor afiado, também é arranjador de grandes idéias. basta ouvir... (ah, e essa versão de "deixe eu ir à luta" tem participação do rapper mv bill).





outra, leandro lehart está prestes a lançar disco novo. pelo que dá para entender em seu site oficial, ensaio de escola de samba (independente, 2011) é um trabalho ousado sobre o samba brasileiro que reuniu pouco mais de 30 instrumentistas, tem 18 músicas e foi todo filmado em estúdio. e para montar uma big band percussiva para shows desse disco, o paulistano vem arregimentando músicos pelo twitter @leandrolehart porque "quer conhecer gente nova". no mais, e nunca é demais, vou colocar "agamamou", samba funk que parece que sempre existiu, e que foi gravado pelo art popular no disco samba pop brasil 2 (emi, 1999), mas que aqui é da versão do art popular: acústico mtv (virgin, 2000), que tem participação de ninguém menos que jorge ben, como uma espécie de benção.



p.s.: agora, pra encerrar esse post, gostaria da atenção total de vocês aos 3 minutos do clipe de uma versão de "pimpolho" feita por uma dupla de italianos chamada los locos. sua vida não será a mesma.

Nenhum comentário: