sábado, 8 de janeiro de 2011

henri salvador, seu piadista

uma das coisas mais finas da música mundial, henri salvador (1917-2008) teve uma vida longa, agitada e extremamente original. nasceu na guiana francesa, mas mudou para frança ainda criança. foi em paris, no início da década de 1930, que se apaixonou pelo jazz e botou na cabeça que ia ser guitarrista. pegou os discos de django reinhardt (1910-1953) e tanto aprendeu direitinho que poucos anos depois estava tocando com o mestre. na década de 1950 já era muito conhecido na frança e sua fama foi se estendendo aos estados unidos e américa do sul (foi ele que cantou os primeiros rocks em francês, por volta de 1956). seu auge criativo durou até a década de 1960 e depois foi sumindo, "ficando fora de moda", até reaparecer com o sucesso do belíssimo disco chambre avec vue (emi musica/blue note, 2000). e cantou, sempre cheio de bossa, suingue, humor e doçura, até sua morte.

ainda possuiu uma relação íntima com o brasil desde que morou durante quatro anos no rio de janeiro no início da década de 1940 e conheceu o samba. sua gravação de "dans mons île", de 1957, é considerada por tom jobim como uma das influências da bossa nova. foi homenageado por caetano veloso na letra de "reconvexo" ("quem não sentiu o suingue de henri salvador?") e em 2005 recebeu a ordem do mérito cultural das mãos de gilberto gil. seu último disco, révérence
(warner music, 2006) foi gravado aqui sob produção de jaques morelenbaum, contou com participações de gil e caetano e trouxe uma versão em francês de "eu sei que vou te amar" (tom jobim e vinicius de moraes). no disco chambre avec vue ele cantou a delicada bossa "jardim", com letra em português. e durante seu período "de baixa", mais precisamente em 1981, o cantor chegou a gravar uma versão em francês de "lança perfume" (rita lee e roberto de carvalho)! dá pra ouvir "question de choix", numa versão com áudio capenga, aqui.

toda essa introdução para mostrar uma outra faceta, um tanto mais careteira, do grande cantor. como fez uns bicos de ator em filmes, trabalhou em tv e sempre teve uma presença enérgica e bem humorada nos palcos, henri salvador gravou várias canções-piadas em video igualmente divertidos no início da década de 1960. separei aqui três, começando com a sensacional "le martien", pulando pra tropical "juanita banana" e finalizando com "zorro est arrivé", que fez bastante sucesso em 1964.







todos esses filmes foram feitos para scopitones, uma espécie de jukebox de videos musicais em 16mm, que foram muito populares na frança (onde foi criada), alemanha e estados unidos, entre o final da década de 1950 e meados dos anos 1960.

Nenhum comentário: