faz pouco mais de um ano que bruno aleixo (1957-2008) surgiu na internet. a princípio, o personagem criado pelos portugueses joão moreira, joão pombeiro e pedro santo era um ewok, mas quando saiu da rede para ganhar um programa na tv sic radical precisou virar um misto de cachorro e urso (george lucas bateu o pé?). o trio luso é parte integrante do GANA, guionistas e argumentistas não-alinhados, que possui um canal próprio de comunicação, o CANA, e que se rege pelos seguintes princípios: não-violência física entre membros, violência verbal moderada, conferir sempre o troco, espírito de entreajuda e boa disposição.
na internet, a primeira série do aleixo, "os conselhos que vos deixo", era uma espécie de pílulas de sabedoria deixadas pelo morimbundo. depois vieram "as mensagens que deixo pra você", com direito a um cristo redentor de fundo, e a sensacional "aleixo na escola", que tem um dos meus episódios preferidos. apure os ouvidos para a prosódia portuguesa e rache o bico.
o humor nonsense, incômodo e cheio de silêncios e gírias (portuguesas, com certeza) acabou fazendo um baita sucesso pelas bandas de cá, no que pode ser considerado o primeiro produto cultural português consumido no brasil (na internet, claro esteja) anos depois do roberto leal e do bolinho de bacalhau. eles, por outro lado, já consomem com voracidade nossa música e televisão.
tudo isso me veio a cabeça porque li no terron uma entrevista ótima com o gaúcho marcelo barbosa, que vem trabalhando com os portugueses em uma nova série, "el circo bueno". aí fui dar uma checada no canal que o animador brasileiro tem no youtube e me deparei com o genial clipe de "brega do raparigueiro" do smashing pumpkins. olha só.
enquanto isso, bruno aleixo continua se espalhando pelo orkut, facebook e myspace. mas, opa... já ia me esquecendo... "el circo bueno" é o flagrante de um plágio feito por animadores uruguaios de textos d'o programa do aleixo. claro que é tudo brincadeira dos portugueses. este aqui é o primeiro episódio. já tem outro no site do CANA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário