segunda-feira, 1 de agosto de 2011

no tempo que michael jackson achou
que estava no comando

pesquisando sobre uma cantora sulafricana chamada letta mbulu descobri que, exilada nos estados unidos durante o apartheid, ela participou, entre outras coisas, da faixa "liberian girl", o nono e último single a sair do disco bad (epic, 1987), de michael jackson. mesmo que muito distante do sucesso avassalador dos anteriores off the wall e thriller, bad garantiu mais alguns milhões ao erário de jacko, tanto que conseguiu criar extravagâncias como o clipe de "liberian gil".



fora o fato de que é quase impossível ouvir a música - que nem é essas coisas - no meio dessa bagunça, o video é um carrossel de diversões para quem viveu nos anos 1980. durante o clipe um bando de amigos estelares espera jacko chegar para gravarem o que quer que seja, e assim aparecem brigitte nielsen (ex-stallone), paula abdul (coreógrafa de jackson na época), carl weathers, whoopi goldberg, quincy jones (produtor do disco), amy irving, rosanna arquette, billy dee williams, lou diamond phillips, olivia newton-john, john travolta, corey feldman, steven spielberg (que finge ser o diretor), debbie gibson, blair underwood, weird al yankovic, suzanne somers, lou ferrigno, don king, virginia madsen, david copperfield, richard dreyfuss, danny glover, dan aykroyd e steve guttenberg. ao fim, michael jackson surpreende a todos ao surgir atrás da câmera dizendo que a filmagem valeu. o clipe de "liberian girl" foi feito em 1989 e dirigido na verdade por james yukich.

mas um outro clipe retirado de bad igualmente me chamou atenção (para além da presença de bubbles, o chimpanzé de estimação, em ambos). "leave me alone" foi o oitavo single e é uma música bastante autobiográfica, no qual jackson reclama do assédio dos tablóides e das mentiras ditas sobre ele. o video dirigido por jim blashfield deixa ainda mais claro as reclamações do popstar ao elencar algumas manchetes sensacionalistas.



a música e o clipe são muito devedores do clássico "sledgehammer" de peter gabriel (lançado em 1986), o que é bom por um lado e frustrante de outro. mas o que é mais revelador é o fim do clipe com michael jackson se revoltando contra o parque de diversões (lilliputiano, vejam só) criado ao seu redor. mal sabia que o circo de horrores estava apenas começando naquele 1987 e só pioraria até seu fim em 25 de junho 2009. não, michael jackson nunca esteve no comando.

Nenhum comentário: